Inspirada em Quartararo, AlphaTauri se vê capaz de lutar por pódios regularmente

Fabio Quartararo vence corridas e lidera a MotoGP, mesmo em equipe satélite. É difícil reproduzir isso na F1, mas a AlphaTauri se vê capaz de voar mais alto mesmo com recursos limitados

A AlphaTauri, antiga Toro Rosso, passou anos como uma equipe de menor destaque na Fórmula 1, mas agora já se orgulha de três pódios conquistados em pouco mais de 12 meses, incluindo aí até mesmo uma vitória. Dessa forma, o momento é de empolgação para Pierre Gasly e Daniil Kvyat: mesmo sem defender a poderosa Red Bull, os dois acreditam em um futuro de voos mais altos na ‘equipe B’.

Kvyat, com passagens pela equipe desde 2014, é quem melhor percebe isso. O russo defendeu uma Toro Rosso que somou 30 pontos no ano inteiro, e que agora tem 59 em meia temporada.

“A equipe tem grandes ambições”, disse Kvyat. “Estou aqui há algum tempo, indo e vindo desde 2014, e acho que a equipe cresceu muito, considerando a expansão da fábrica. Só cresce e cresce. Os recursos também, o que é bom de ver. Com o novo regulamento, acho que há oportunidades para se aproximar das primeiras posições e lutar pelo pódio regularmente. Seria fantástico para a equipe”, destacou.

A AlphaTauri faz uma temporada 2020 forte (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Gasly, responsável pela vitória marcante em Monza, traça até um paralelo: seria bom se a AlphaTauri pudesse fazer algo parecido com o que a SRT faz com Fabio Quartararo na MotoGP. Mesmo em uma equipe satélite da Yamaha, o francês venceu três corridas e assumiu a liderança do campeonato.

“Meu bom amigo Fabio Quartararo faz parte de uma equipe satélite, mas consegue lutar pelo campeonato. Ele faz poles e vence corridas. Seria ótimo fazer algo assim na F1 também”, destacou.

É difícil contar com algo assim na F1, dada a enorme disparidade entre equipes grandes e médias, mas a expectativa ainda é de mudanças no futuro. Um novo regulamento técnico e um teto orçamentário serão introduzidos, prometendo melhores oportunidades para os menos endinheirados.

Enquanto esse dia não chega, a AlphaTauri luta por posições médias no Mundial. Mesmo com temporada forte até aqui, a equipe fica em sétimo na classificação. Há, todavia, a expectativa de lutar com a Ferrari pelo sexto lugar nos próximos meses.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.