Doohan leva 10s de punição e 2 pontos na carteira por toque em Bortoleto na China
Jack Doohan foi considerado culpado pelo acidente que causou com Gabriel Bortoleto na última volta da corrida sprint da Fórmula 1 na China
Os comissários analisaram o lance envolvendo Jack Doohan e Gabriel Bortoleto na última volta da corrida sprint da Fórmula 1 na China e consideraram o australiano culpado pelo incidente que resultou na rodada do piloto brasileiro. O titular da Alpine, que após o enrosco cruzou a linha de chegada em último, teve 10s acrescidos no tempo de prova e recebeu 2 pontos na superlicença.
Doohan chegou na Alpine já pressionado pela presença de Franco Colapinto na reserva e precisa mostrar resultados para assegurar o lugar na equipe. Na etapa de abertura da Austrália, no entanto, Jack abandonou a corrida ainda na primeira volta depois de rodar e bater o carro na chuva.
Assim, Doohan chegou na China precisando mostrar serviço. Na parte final da corrida, Bortoleto caminhava para garantir o 16º lugar na corrida sprint na China e tinha Jack logo atrás. O australiano então aproveitou para tentar a ultrapassagem na última volta na curva 14, mas não conseguiu evitar o toque e rodou Gabriel.
Com isso, o brasileiro caiu para 18º, enquanto o australiano concluiu a prova em 20º. Bortoleto criticou a manobra e disse que Doohan “pensou que estava correndo pela final do Mundial”. Os comissários analisaram o lance e, após concluírem que Jack foi o culpado, aplicaram uma punição de 10s e 2 pontos na superlicença.
“Doohan tentou ultrapassar Bortoleto na parte interna da curva 14, mas travou no ápice da curva e colidiu com Bortoleto. Doohan sugeriu que estava no controle da ultrapassagem, mas a presença dos dois carros da Haas e a linha que eles tomaram comprometeram sua tentativa de ultrapassagem. Primeiro, como carro que tentava ultrapassar, a responsabilidade era de Doohan de garantir que isso fosse feito de forma segura e de acordo com as regras”, disse o documento da Federação Internacional de Automobilismo.
“Em segundo lugar, aplicando as diretrizes dos padrões de direção, Doohan não tinha o direito de fazer a curva no ápice e deveria ter recuado — aqui, por causa da velocidade com que ele se aproximou da curva para a ultrapassagem e do travamento e subesterço resultantes, uma colisão foi causada, pela qual Doohan foi predominantemente o culpado”, encerrou.
A Fórmula 1 realiza o GP da China, em Xangai, entre os dias 21 e 23 de março, a primeira etapa da temporada 2025 com a corrida sprint. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação sprint, sprint, classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (22), a classificação acontece às 4h. Por fim, no domingo (23), os pilotos disputam o GP da China às 4h. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

