Doohan minimiza pressão por Colapinto na Alpine: “Vou aproveitar a temporada”

Jack Doohan até reconheceu que existe uma pressão com a chegada de Franco Colapinto, mas minimizou a situação e disse que está focado em aproveitar a primeira temporada na F1

Jack Doohan nem começou a primeira temporada como titular na Alpine, mas há quem diga que o posto está ameaçado por Franco Colapinto, que foi resgatado da Williams para ser piloto reserva do time francês. Mas o australiano disse que não está pressionado pela presença do argentino e afirmou que o foco está em aproveitar o primeiro ano na categoria.

Doohan foi formado pela academia de jovens pilotos da Alpine e, depois de duas temporadas completas na Fórmula 2, assumiu o posto de reserva na Alpine em 2024. No meio da última temporada, no entanto, a equipe informou que Esteban Ocon estava fora dos planos para 2025 e, alguns meses depois, confirmou Jack como companheiro de Pierre Gasly.

O anúncio da promoção de Doohan foi feito em agosto, quando Colapinto sequer tinha estreado na Williams no lugar de Logan Sargeant. Pouco depois, o argentino teve atuações interessantes e despertou o interesse de equipes como Red Bull e Alpine. O time baseado em Enstone então aproveitou a oportunidade e contratou Franco para 2025, porém, apenas como reserva.

No entanto, rumores apontam que o contrato de Doohan com a Alpine é curto e ele terá apenas cinco corridas para se provar. Inclusive, o conselheiro-executivo Flavio Briatore disse que “piloto que não progride, eu troco”, o que criou um risco ainda maior para a situação de Jack.

Franco Colapinto agora é piloto reserva na Alpine (Foto: Alpine)

No evento de 75 anos da Fórmula 1, Doohan foi questionado sobre a situação com Colapinto. E embora reconheça que existe uma pressão, o australiano minimizou a situação e disse que está focado em aproveitar a primeira temporada como titular.

“Me disseram que ele é o piloto reserva. Mas acho que, independentemente disso, você é um dos poucos pilotos do mundo que está na F1. Quando estava no kart, na Fórmula 3, na F2, faria qualquer coisa para estar na F1, sacrificaria tudo”, destacou Doohan.

“Mesmo sendo alguém de dentro ou de fora do time com um bom desempenho, você sempre terá pressão, porque é um esporte muito competitivo. Seja qual for a pressão, estou ansioso para aproveitar isso, abraçá-la e aproveitar minha temporada como piloto de Fórmula 1”, finalizou Doohan.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.