Button elogia Williams por evolução em carro para F1 2025: “Vejo muitas diferenças”
Campeão mundial da F1 em 2009, britânico destacou trabalho de evolução da Williams em um ano que, devido ao novo regulamento de motores em 2026, tende a trazer carros com poucas grandes modificações
A Williams revelou o seu carro para a temporada 2025 da F1 na última sexta-feira (14). Mostrado ao público em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da equipe, o FW47 logo foi à pista, em Silverstone, para a realização de um shakedown. Jenson Button, ex-piloto do time e atual embaixador global da marca, participou do evento e destacou suas primeiras impressões sobre o novo modelo, que será pilotado por Carlos Sainz e Alexander Albon.
Este é o último carro produzido pelo time de Grove antes da introdução do novo regulamento técnico da F1, em 2026. O campeão mundial de 2009 destacou que, apesar de ser um ano em que as equipes não devem trazer tantas alterações, é possível identificar muitas diferenças em relação ao antecessor.
“Primeiramente, está muito bonito. De verdade”, elogiou Button. “Como muitos sabem, não devemos ter mudanças enormes nos carros da F1 em 2025, mas vejo muitas diferenças no FW47, o que é ótimo”, destacou Button.
Essa impressão foi corroborada pelo chefe da Williams, James Vowles. Segundo o inglês, o carro para a temporada 2025 carrega profundas diferenças em relação ao modelo do ano passado, alvo de muitas críticas.

“Em cada área que olho neste carro, existe um mundo de diferença para mim em comparação a onde estávamos anteriormente”, refletiu o chefe da equipe.
Ao abordar de forma mais específica as áreas em que a Williams mais focou para 2025, Button apontou o aprimoramento da performance em curvas de alta pressão aerodinâmica e a sensibilidade dos pilotos ao carro.
“A equipe tem trabalhado nas curvas de alta pressão aerodinâmica, mas também na sensibilidade. Com essa pressão, é muito fácil ter um pico de aerodinâmica, o que é sempre empolgante, mas a pressão aerodinâmica utilizável é o que você realmente quer ter. Nesse caso, [o trabalho foi] na carga aerodinâmica lateral e nas entradas de curva, coisas que dão muita confiança aos pilotos”, explicou o britânico.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

