Hawkins vê “grande passo na direção certa” em 5º lugar da Aston Martin na F1 2023

Ao GRANDE PRÊMIO com exclusividade, Jessica Hawkins avaliou a temporada da Aston Martin na Fórmula 1 2023 e destacou que este é apenas "o terceiro de um plano de cinco anos"

A Aston Martin foi, sem dúvida, uma das grandes surpresas da temporada 2023 da Fórmula 1, ainda que tenha perdido um pouco do fôlego na segunda metade do campeonato. Impulsionada por um inspirado Fernando Alonso, a equipe fechou o ano na quinta colocação no Mundial de Construtores, resultado visto por Jessica Hawkins como “um grande passo na direção certa”.

A britânica, que integra o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe de Silverstone, falou com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO durante a passagem da Fórmula 1 por Interlagos, em novembro, e analisou o desempenho do time em 2023. Para a pilota, ainda que a equipe tenha tido etapas mais complicadas enquanto as rivais diretas apresentaram progressos, é um desempenho para se comemorar.

Relacionadas


“Acho que é certo”, começou Hawkins ao GP. “Talvez tenhamos diminuído um pouco, mas houve um ganho de desempenho enorme no início do ano. Foi um enorme ganho de performance do ano passado para cá. Mesmo o quinto lugar no campeonato é um grande passo na direção certa em relação ao último ano”, salientou.

A Aston Martin sustentou a vice-liderança entre as equipes até o GP de Mônaco — etapa, aliás, que a equipe vislumbrou uma chance de vitória, porém ficou em segundo com Alonso. Da Espanha em diante, Mercedes, Ferrari e, por último, McLaren ultrapassaram o time de Lawrence Stroll na tabela gradativamente, mas Jéssica lembrou que o trabalho atual é de médio a longo prazo.

Jessica Hawkins em ação ao volante do AMR21 em Hungaroring (Foto: Aston Martin)

“Estamos bem cientes de que, quando Lawrence assumiu a equipe, tinha um objetivo e uma visão”, pontuou a jovem. “Estamos no caminho certo e apenas no terceiro do nosso plano de cinco anos. É um grande passo desde o último ano”, concluiu.

A Aston Martin fechou 2023 com 280 pontos. Alonso anotou oito pódios ao longo da temporada e foi o quarto colocado no Mundial de Pilotos, empatado com Charles Leclerc em 206 pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.