Jordan espera debandada de montadoras da F1 “nos próximos dois anos”

Em um mundo pandêmico, os valores das montadoras mudaram. No caso da F1, para a pior: o ex-chefe de equipe Eddie Jordan prevê Mercedes, Honda e Renault deixando o certame no futuro próximo, com a estrutura alemã passando para Lawrence Stroll

A era das montadoras na Fórmula 1 se aproxima do fim, acredita o ex-chefe de equipe Eddie Jordan. O antigo dirigente e atual comentarista previu um cenário dos mais negativos para a categoria na tentativa de superar os golpes da pandemia do coronavírus: de acordo com Jordan, uma mudança de prioridades e filosofias vai levar a Mercedes a liderar uma saída de equipes de fábrica nos próximos dois anos.
 
“O mundo mudou completamente não só por causa do coronavírus”, disse Jordan, entrevistado pelo site ‘F1-Inside’. “Os valores das pessoas mudaram. Consciência ambiental virou uma prioridade. Para chefes de empresas, isso significa que é hora de repensar. Tenho certeza de que montadoras como Mercedes, Honda e talvez Renault vão romper vínculos e encerrar seus compromissos na F1 dentro dos próximos dois anos”, cravou.
O coronavírus ameaça acabar com a trajetória vencedora da Mercedes na F1 (Foto: Mercedes)
Jordan, costumeiramente bem informado a respeito de rumores no paddock da F1, sente que a situação é mais nítida na Mercedes. O fim da jornada da equipe alemã é alvo de rumores pelo simples fato de não haver muito mais o que conquistar no esporte após seis anos de domínio. E é aí que pode entrar em jogo a relação cada vez mais próxima entre os prateados e a Racing Point.
 
“A Mercedes não tem mais nada para fazer. Eles já conquistaram tudo, venceram tudo. Nessas circunstâncias, eles não podem buscar sucesso maior. Eles vão vender a equipe, talvez para o Lawrence Stroll, que quer ser campeão com seu filho e com a marca Aston Martin. Isso é algo difícil de conseguir com a atual Racing Point”, refletiu.
 
O futuro das montadoras é apenas uma das facetas de um período de contemplação total na F1. Enquanto fábricas precisam repensar valores, equipes menores também vão ao divã: a situação financeira se tornou delicada demais nos meses sem corridas, consequência da pandemia.
 
A previsão mais otimista é de que a categoria comece a voltar ao normal em julho. É para quando está marcado o GP da Áustria, que vai acontecer sem público no Red Bull Ring. O objetivo da F1 ainda é realizar entre 15 e 18 provas na temporada, mesmo que sem público em diversas delas.


 
Aproveite e siga o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube.
Paddockast #59
DUPLA IMPLACÁVEL: Daniel Serra e Ricardo Maurício

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar