José Froilán González, primeiro piloto a vencer com Ferrari na F1, morre aos 90 anos

José Froilán González morreu neste sábado (15) aos 90 anos. O argentino foi o piloto que deu à Ferrari a primeira vitória na F1, em 1951, no GP da Inglaterra, em Silverstone

José Froilán González morreu neste sábado (15) aos 90 anos na Argentina. ‘Pepe’, como era conhecido, ganhou seu lugar nos livros de história como o primeiro piloto a vencer com a Ferrari na F1. O triunfo aconteceu no GP da Inglaterra de 1951, em Silverstone, quando González superou o compatriota Juan Manuel Fangio, que, na época, defendia a poderosa Alfa Romeo. Ainda não há informações sobre as causas da morte.

González nasceu na cidade de Arrecifes no dia 5 de outubro de 1922 ― 11 anos depois do amigo Fangio ― e é era o filho mais velho do casal Joselín e Magdalena. Conhecido pelo talento e pela coragem, José iniciou a carreira em competições na Argentina, mas alcançou fama mundial quando estreou na F1, no GP de Mônaco de 1950, seguindo os passos de Juan Manuel e ao volante de uma Maserati.

José Froilán González no pódio em Silverstone (Foto: Forix)

O argentino correu por nove temporadas na principal categoria do automobilismo, entre 1950 a 1957 e, depois, ainda competiu em 1960. Foram apenas dois triunfos na F1. Em 51, fechou com a Ferrari, venceu o GP inglês e foi ao pódio nas etapas de França, Alemanha, Itália e Espanha, terminando o campeonato na terceira colocação. Nos dois anos seguintes, competiu em diversas corridas pela Maserati.  

Na temporada de 54, retornando à Ferrari, González foi vice-campeão depois de brigar pelo título com Fangio. A segunda vitória no Mundial aconteceu também neste ano, no mesmo circuito de Silverstone. Ainda em 54, José conquistou as 24 Horas de Le Mans, sendo o primeiro piloto da Argentina a conseguir ganhar na famosa prova francesa.

Mesmo no topo de seu desempenho, González voltou para a Argentina e nunca mais competiu no mais alto nível do esporte de forma regular nas temporadas que se seguiram. Mas participou e venceu diversas corridas em seu país.

Em 1960, o piloto voltou à cena para uma corrida em Buenos Aires, com a Ferrari, antes de abandonar completamente o esporte em maio daquele ano. José venceu sua última corrida no Uruguai, em El Pinar.

González morreu aos 90 anos (Foto: Forix)

Com a morte de González, agora Stirling Moss é mais velho piloto a ter vencido na F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.