Rovanperä guia carro de Fórmula 1 pela primeira vez em teste da Red Bull na Áustria

Bicampeão do WRC, Kalle Rovanperä acelerou na última semana três monopostos no Red Bull Ring. Entre eles, um carro de Fórmula 1

Atual bicampeão do Mundial de Rali [WRC], Kalle Rovanperä deixou os terrenos irregulares da modalidade que o consagrou para realizar um teste com alguns monopostos, entre eles, um Fórmula 1 da Red Bull, na última semana, no dia 1º.

A sessão, realizada no Red Bull Ring, representou a estreia de Rovanperä em um monoposto. Primeiro, o finlandês acelerou um F4, depois um Fórmula Renault 3.5 e, na sequência, andou em uma versão antiga de um carro da Red Bull na Fórmula 1 — a equipe não confirmou, mas é semelhante aos modelos utilizado entre 2011 e 2013.

Para conseguir ter melhor aproveitamento do teste, Rovanperä visitou a sede da Red Bull, em Milton Keynes, no mês passado. Além de fazer o molde do banco, investiu algum tempo com o simulador. Assim como fez na pista, iniciou com carros menos potentes até experimentar o Fórmula 1.

“Sou piloto, então quero mostrar meu potencial e tentar fazer tudo bem. Foi um ótimo dia, pude pilotar três carros diferentes. Dei algumas voltas e, claro, o F1 era algo que esperava há muito tempo, então foi muito legal finalmente poder pilotá-lo. Tudo correu bem, me senti ótimo também”, disse Rovanperä.

Kalle Rovanperä pilota carro da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

“As maiores diferenças entre o rali e F1 são, obviamente, que um carro de rali balança muito mais. Um F1 é um pouco como um kart, que a suspensão é mais rígida, mas tem um nível incrível de aderência. Claro, também possui uma enorme quantidade de pressão aerodinâmica, o que permite ir muito mais rápido nas curvas. Também é fisicamente bem diferente”, completou.

“Aqui tem muito mais força G lateral, o carro para mais, vira mais — é muito diferente para o piloto. Recebe muita força G e continua com uma aderência incrível. É bem distinto do rali, até a posição em que você se senta, mas foi muito legal sentir isso”, prosseguiu.

Em 2024, Rovanperä tem aberto o leque dentro do automobilismo. Ele optou por não defender o título do WRC, disputando somente etapas ocasionais na temporada. Venceu três provas na Porsche Carrera Cup Benelux, que é disputada na Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, correu na versão italiana da categoria, além de ter participado de alguns eventos de drift.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.