Magnussen se torna 10º piloto suspenso de corrida na Fórmula 1. Confira lista
Após o acidente com Pierre Gasly na Itália, Kevin Magnussen foi suspenso de uma corrida da F1. Mas não é a primeira vez que um piloto é punido de forma tão severa na categoria. Relembre as outras oportunidades em que isso aconteceu
Kevin Magnussen não vai disputar o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, que acontece no dia 15 de setembro. Após se envolver em um acidente com Pierre Gasly durante o GP da Itália, o dinamarquês recebeu mais dois pontos na carteira e chegou à marca de 12 dentro de um ano. Por isso, vai perder a próxima corrida da temporada. A Haas já confirmou que Oliver Bearman vai assumir o carro na etapa em Baku.
No entanto, essa não é a primeira vez que um piloto é suspenso de uma corrida da Fórmula 1. Na verdade, isso já aconteceu em outras nove oportunidades — inclusive com nomes que venceram o mundial mais de uma vez.
O GRANDE PRÊMIO traz a lista completa abaixo
Jean-Pierre Beltoise, 1971
Jean-Pierre Beltoise foi proibido de correr na Fórmula 1 em duas oportunidades diferentes em 1971. A primeira delas foi por causa de um acidente que tirou a vida de Ignazio Giunti nos 1000 km de Buenos Aires, no campeonato de carros esportivos da Argentina.
Ao ficar sem combustível na última curva, Beltoise desceu do carro e tentou empurrá-lo até os boxes, o que ia contra as regras. Giunti acabou batendo no carro de Jean-Pierre e morreu no acidente.
Assim, Beltoise foi banido do GP da África do Sul, etapa que abria a temporada 1971 da Fórmula 1. O francês até disputou as cinco etapas seguintes, mas a Federação Internacional de Automobilsimo (FIA), impôs uma nova sanção e o baniu das etapas na Alemanha, Áustria e Itália.
Christian Danner, 1987
Christian Danner foi banido de uma corrida após se envolver em um acidente com Michele Alboreto na classificação do GP de Mônaco de 1987. O titular da Zakspeed deixou os boxes e seguiu em direção à Massenet quando o piloto da Ferrari estava em volta rápida.
Ao tentar fazer uma ultrapassagem pela esquerda, os dois se tocaram e Alboreto foi parar no muro. O italiano não teve ferimentos graves e ainda conseguiu voltar para a pista com o carro reserva da Ferrari. Danner, por sua vez, foi expulso do GP de Mônaco daquele ano.
Nigel Mansell, 1989
Aqui aparece o primeiro campeão da lista — ainda que na época Nigel Mansell ainda não tivesse conquistado seu título na Fórmula 1. Mas fato é que o britânico foi suspenso de uma corrida na F1 depois de se envolver em um acidente com Ayrton Senna no GP de Portugal.
Mansell foi para os boxes no GP de Portugal, mas acabou errando o ponto de parada da Ferrari. Por isso, engatou a ré no pit-lane para voltar ao local correto — o que é proibido por regulamento. O piloto acabou sendo desclassificado da prova pelo incidente, mas disse não ter visto a sinalização de bandeira preta e seguiu na pista.
Algumas voltas mais tarde, foi tentar fazer uma ultrapassagem sobre Senna e acabou tirando o brasileiro da corrida. A FIA criticou Mansell por colidir com outro piloto em um momento em que ele sequer deveria estar na pista. Assim, decidiu baní-lo do GP da Espanha.
Eddie Irvine, 1994
A suspensão de Eddie Irvine aconteceu após um incidente no GP do Brasil, primeira etapa da temporada 1994 da Fórmula 1. Na ocasião, Eric Bernard teve um problema técnico com seu carro e foi ultrapassado por Martin Brundle.
Ao perceber o carro lento à sua frente, Irvine tentou evitar Bernard e se moveu para a esquerda. No entanto, acabou se enroscando com Jos Verstappen e envolveu Martin e Eric no acidente.
Irvine foi considerado o responsável pelo acidente e, em um primeiro momento, foi impedido de participar do GP do Pacífico. Porém, a FIA triplicou a sanção após a Jordan apelar contra a decisão. Assim, além do GP do Pacífico, Eddie perdeu as etapas em Ímola e em Mônaco.
Mika Häkkinen, 1994
O bicampeão Mika Häkkinen também ficou de fora de uma corrida na Fórmula 1. No caótico GP da Alemanha de 1994, o finlandês foi um dos 11 pilotos que não conseguiram completar a primeira volta por causa dos inúmeros acidentes.
Häkkinen foi responsável por um deles, ainda na primeira curva. O finlandês tentou mergulhar por dentro com os três líderes à sua esquerda, porém, acabou tocando em David Coulthard — que conseguiu seguir na prova. Porém, outros cinco pilotos não tiveram a mesma sorte e também se envolveram na batida. Assim, foi suspenso da etapa seguinte, na Hungria.
Michael Schumacher, 1994
Nem Michael Schumacher conseguiu se livrar do banimento de uma corrida na F1. E a exclusão aconteceu logo no ano em que conquistou seu primeiro título na categoria. Após uma confusão entre os comissários do GP da Inglaterra e da Benetton, o alemão ficou de fora dos GPs da Itália e de Portugal.
A confusão começou depois que Michael ultrapassou o pole Damon Hill antes da largada do GP da Inglaterra — o alemão fez isso nas duas voltas de instalação que aconteceram naquele fim de semana.
Em meio à confusão sobre qual punição aplicar a Schumacher, a direção de provas acionou a bandeira preta para o alemão. Porém, assim como Mansell, o titular da Benetton seguiu na corrida — embora tenha cumprido um stop and go de 10s.
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA teve uma visão negativa sobre como a Bentton e os comissários lidaram com a situação. Assim, ambos foram punidos. No caso de Schumacher, além da desclassificação do GP da Inglaterra, ele ainda ficou de fora das etapas na Itália e em Portugal.
Jacques Villeneuve, 1997
Jacques Villeneuve até colocou o carro na pista no fim de semana do GP do Japão de 1997, mas não chegou a fazer a corrida de fato. Isso porque na etapa anterior, na Alemanha, o canadense não reduziu a velocidade o suficiente durante a bandeira amarela e recebeu a terceira infração do ano.
Duas semanas depois, durante o sábado de atividades no Japão, voltou a cometer a infração de não reduzir a velocidade ao passar pela Tyrrell de Jos Verstappen. O piloto da Williams já havia sido advertido três vezes, e uma nova ocorrência resultaria em suspensão imediata. E foi o que aconteceu.
A equipe até tentou recorrer, e por um momento conseguiu reverter a situação. Porém, um tempo depois a FIA voltou atrás em sua decisão e manteve a proibição. Com isso, Villeneuve não disputou o GP do Japão de 1997.
Yuji Ide, 2006
Yuji Ide teve uma passagem bem curta na F1, que durou apenas quatro corridas na temporada 2006. Vindo do que hoje é conhecido como Super Fórmula, o japonês teve dificuldades de se adaptar às pistas da Fórmula 1.
Colecionando acidentes nas três primeiras etapas do ano, a paciência da FIA se esgotou durante o GP de San Marino. Ide foi muito otimista em uma manobra sobre Christijan Albers ainda na primeira volta em Ímola. O piloto neerlandês acabou capotando o carro com o incidente. O lance foi o suficiente para a FIA decidir retirar a superlicença de Yuji, que nunca mais correu na F1.
Romain Grosjean, 2012
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean causou um dos acidentes mais impressionantes da temporada 2012 da F1. Na largada do GP da Bélgica, quando tentava se defender de Lewis Hamilton, o francês tocou no carro do britânico, que foi para a grama, rodou e resultou em uma grande batida.
Também sem controle do próprio carro, Grosjean estampou a traseira de Sergio Pérez, decolou e foi para cima de Fernando Alonso. Pastor Maldonado e Kamui Kobayashi também acabaram envolvidos no acidente.
Na época, os comissários decidiram que a punição deveria ser mais severa por ter colidido com os “principais concorrentes do campeonato”. Assim, foi banido da etapa seguinte, em Monza.
Como resultado do incidente, em 2014 a FIA introduziu um novo sistema sob o qual os pilotos podem ser banidos se acumularem 12 pontos de punição na superlicença. Foi essa diretiva que tirou Magnussen do GP do Azerbaijão.
A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, no GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.
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