Kubica diz que falta de desempenho de Massa nada tem a ver com medo de pilotar após batida de 2009

O polonês, que também já se envolveu em diversos acidentes ao longo da carreira, afirmou que o brasileiro sofreu com problemas internos dentro da Ferrari, como a própria presença de Fernando Alonso


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ao longo da carreira, Robert Kubica já sofreu diversos acidentes graves, situação parecida com a vivida por Felipe Massa em 2009, quando uma mola o atingiu no capacete e o deixou de fora daquele campeonato. Desde então, o brasileiro teve problemas para recuperar o bom desempenho na F1. No entanto, para o polonês, o medo de pilotar após a batida nada teve a ver com o rendimento do novo contratado da Williams.

“Esse é um assunto complicado”, disse o polonês ao jornal italiano ‘La Repubblica’. “Um piloto não guia apenas o carro. Mas eu estou disposto a apostar que medo não tem nada a ver com os problemas de Massa. Tenho certeza que ele confirmaria isso também”, declarou o ex-piloto da F1.

Kubica disse que Felipe Massa não tem medo de correr (Foto: Citroën Racing)

Kubica disse que outros fatores, como dividir a Ferrari com alguém centralizador como Fernando Alonso, também acabaram afetando o desempenho de Massa. “Quando você entra no carro, você está tão concentrado que não há espaço para medo. Há muitos fatores que podem afetar o desempenho. Um deles é ter um canibal como companheiro de equipe”, acrescentou.

O ex-piloto de F1 ainda foi questionado se Sebastian Vettel é melhor que Fernando Alonso. O polonês evitou responder, mas disse que qualquer piloto top da categoria conseguiria reproduzir o desempenho do alemão caso estivesse em uma situação parecida, com uma equipe tão acertada como a Red Bull.

“Como piloto, eu não deveria responder essa questão. Acho que Vettel está em estado de graça. Quando você tem uma equipe que está tão competitiva, isso dá uma confiança incrível. Qualquer piloto no top-10 da F1, nessa situação seria invencível”, avaliou

“Ao mesmo tempo, em uma situação como a de Alonso, quando você está fazendo de tudo para vencer, é um problema constante, e o mesmo vale para a equipe, sempre tentando coisas extraordinárias porque o ordinário não é bom o bastante. Dito isso, Vettel é um túnel direto para a vitória, enquanto Alonso é um labirinto em que você tenta achar a saída a cada curva”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.