Norris supera apagão e lidera 1º dia de pré-temporada da F1 no Bahrein. Bortoleto é 12º

Lando Norris fechou o primeiro dia da pré-temporada da F1 como terminou o último campeonato: no topo da tabela de tempos. Em tarde marcada por apagão que durou uma hora, Gabriel Bortoleto foi à pista como titular pela primeira vez e ficou à margem do top-10

A Fórmula 1 encerrou oficialmente o primeiro dia de pré-temporada nesta quarta-feira (26), no Bahrein, com a atividade do período vespertino. Depois de Andrea Kimi Antonelli liderar a parte da manhã, Lando Norris levou a McLaren no topo na sessão final, com 1min31s082. George Russell foi o segundo mais rápido, enquanto Max Verstappen completou o top-3.

A parte da tarde ficou marcada por um longo apagão, responsável por paralisar a sessão por cerca de uma hora. A FIA, porém, estendeu a atividade pelo mesmo período para recuperar o tempo perdido. Entre os que foram à pista no período da tarde, a classificação ainda foi completada por Charles Leclerc, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Lance Stroll e Esteban Ocon, nesta ordem.

O brasileiro, que foi à pista pela primeira vez como titular na F1, teve uma sessão mais difícil de avaliar. Nas duas primeiras horas, a rotina foi ir à pista e voltar para a garagem da Sauber sem marcar tempos, mais preocupado com ajustes no carro. Depois, o campeão da F2 foi ao traçado e conseguiu completar 59 voltas, com o 12º lugar na tabela combinada do dia.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

Charles Leclerc foi à pista pela primeira vez na parte da tarde (Foto: Ferrari)

Confira como foi a 1ª tarde da F1 no Bahrein

Quando o relógio foi iniciado, nenhuma equipe decidiu ir imediatamente à pista. O primeiro a tocar o asfalto de Sakhir foi Isack Hadjar, que deixou o pit-lane com 20 minutos transcorridos. Ao completar a primeira volta, o francês registrou 1min36s884, tempo mais lento do dia até então. Pouco depois, Max Verstappen também deixou a garagem da Red Bull.

O primeiro tempo registrado pelo tetracampeão foi de 1min33s344 com pneus duros, o que o colocou inicialmente na décima colocação. Com pouco menos de 30 minutos completados, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Gabriel Bortoleto adentraram o traçado. O brasileiro, porém, nem chegou a registrar tempo e já retornou ao pit-lane.

Em seguida, outros pilotos também anotaram seus primeiros tempos. Foi o caso de Charles Leclerc, que saiu da garagem com uma grelha na parte traseira, como forma de dar ainda mais informações à Ferrari sobre o carro. Na pista, o monegasco marcou 1min35s661, tempo ainda pouco representativo — principalmente em comparação aos pilotos da manhã.

O primeiro do grupo da tarde a mostrar competitividade foi Verstappen. Ao anotar 1min31s444, o neerlandês pulou para o segundo lugar ainda nos 45 minutos iniciais, passando inclusive o companheiro, Liam Lawson. O giro foi apenas 0s016 mais lento que o de Andrea Kimi Antonelli, que liderou a sessão inicial.

Enfim, Gabriel Bortoleto pôde ser visto na pista pela Sauber. Mas não muito (Foto: AFP)

Estreante na categoria, Hadjar sofreu o primeiro problema da sessão com cerca de 45 minutos corridos, ao rodar na curva 4. O francês, porém, logo retomou o controle do carro e seguiu na pista. Pela Alpine, Gasly fez 1min31s443 e tomou o segundo lugar de Verstappen, apenas 0s001 à frente.

Assim como no período da manhã, todos os pilotos seguiam com pneus médios ou duros. Bortoleto voltou a deixar a garagem da Sauber outras vezes, mas sempre voltando aos boxes sem marcar tempo. Com 1h15min de atividade, apenas o brasileiro e Lando Norris seguiam sem voltas anotadas.

Foi neste momento, inclusive, que George Russell tomou a liderança do dia: com 1min31s082 de médios, superou Antonelli por 0s3 e assumiu o topo da tabela. Além do italiano, Gasly, Verstappen (calçando duros) e Leclerc completavam o top-5.

A atividade seguiu sem interferências, com cada equipe fazendo os próprios trabalhos e pouco foco em buscar voltas realmente velozes. Os tempos, em sua maioria, seguiam mais lentos que os da manhã. Gasly, porém, logo assumiu o segundo lugar, com 1min31s353. Por 0s271, Russell seguia à frente.

O inglês só foi desbancado do topo por Leclerc, que foi a 1min30s878 com a Ferrari após 1h45min de sessão — também de médios. Com o flowviz verde enfeitando o carro, Norris logo pulou para o terceiro lugar na primeira volta competitiva, com 1min31s251.

A atividade foi paralisada por mais de uma hora devido a um apagão (Foto: AFP)

Com metade da sessão completa, Leclerc seguia à frente. Russell e Norris completavam o top-3, com Gasly, Verstappen, Sainz, Stroll, Hadjar e Ocon fechando o grupo. Bortoleto seguia como o único sem voltas marcadas e ocupava a última posição.

Logo após a marca de duas horas, a primeira bandeira vermelha de 2025 paralisou a atividade devido a uma queda de energia no Circuito de Sakhir. Um dos replays, inclusive, mostrou as garagens apagando subitamente no pit-lane. Cerca de cinco minutos depois, a bandeira verde voltou a ser ativada, apenas para ser interrompida novamente (algo que se repetiu algumas vezes).

Com as luzes retornando muito lentamente, os times permaneceram nos trabalhos internos durante todo o tempo, e foi possível observar diversos pilotos conversando com os engenheiros. Quando o relógio passou a mostrar apenas uma hora restante, a chuva começou a cair levemente sobre o circuito. Os carros só voltaram definitivamente ao traçado com 50min restantes no cronômetro.

Gasly puxou a fila de volta à pista, seguido por Norris, Sainz, Verstappen, Hadjar, Ocon e Bortoleto. O brasileiro, enfim, anotou sua primeira volta: 1min32s832, tempo que o deixou no 18º lugar (à frente de Ocon e Bearman). Verstappen fez 1min31s299 e tomou o quarto posto de Pierre, enquanto Leclerc, Russell e Lando seguiam ocupando o top-3.

As primeiras comunicações sobre a chuva surgiram com 30min para o fim, no rádio de Sainz. A atividade seguia sem grandes alterações, e ninguém parecia interessado em forçar para tentar a volta mais rápida. A FIA, então, decidiu reparar o tempo perdido e estendeu o cronômetro em 1h.

Norris deu o ar da graça de verdade apenas na parte final da atividade (Foto: Pirelli)

Quase que para celebrar, Norris pisou fundo e, com os dois primeiros setores roxos, anotou 1min30s430 para tomar a ponta da tabela geral. Logo em seguida, foi ao pit-lane, trocou pneus e voltou à pista. O top-5, então, passou a ter o inglês à frente, seguido por Leclerc, Russell, Verstappen e Sainz. Com exceção da subida de Hadjar ao 11º posto, nada de importante mudou na tabela por um bom tempo.

Depois de um início fragmentado, Bortoleto enfim conseguiu dar uma sequência de voltas na pista. Com 55min restantes, o brasileiro já tinha 40 giros completos, com 1min32s705 como volta mais rápida, usando pneus duros. Para efeito de comparação, Hülkenberg marcou 1min32s169 de manhã, mas com médios.

Até o fim, nada mudou na tabela de tempos entre o top-10. O maior salto foi de Bortoleto, que fechou em 12º, com 1min31s690. Norris permaneceu em primeiro, seguido por Russell, Verstappen, Leclerc e Sainz no top-5. Gasly, Antonelli, Lawson, Albon e Tsunoda fecharam o primeiro dia de pré-temporada dentro do grupo dos dez primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 2025, Pré-Temporada, Bahrein, Dia 1:

1L NORRISMcLaren Mercedes1:30.430 52
2G RUSSELLMercedes1:30.587+0.15770
3M VERSTAPPENRed Bull Honda1:30.674+0.24474
4C LECLERCFerrari1:30.878+0.44871
5C SAINZWilliams Mercedes1:30.955+0.52568
6P GASLYAlpine1:31.353+0.92372
7A.K. ANTONELLIMercedes1:31.428+0.99878
8L LAWSONRed Bull Honda1:31.560+1.13058
9A ALBONWilliams Mercedes1:31.573+1.14363
10Y TSUNODARacing Bulls Honda1:31.610+1.18078
11I HADJARRacing Bulls Honda1:31.631+1.20176
12G BORTOLETOSauber Ferrari1:31.690+1.26059
13L HAMILTONFerrari1:31.834+1.40470
14J DOOHANAlpine1:31.841+1.41168
15F ALONSOAston Martin Mercedes1:31.874+1.44446
16L STROLLAston Martin Mercedes1:31.949+1.51942
17O PIASTRIMcLaren Mercedes1:32.084+1.65466
18N HÜLKENBERGSauber Ferrari1:32.169+1.73955
19E OCONHaas Ferrari1:33.600+3.17088
20O BEARMANHaas Ferrari1:35.522+5.09272
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.