Norris culpa problema em largada por 7º lugar na Itália: “Perdemos várias posições”

Segundo piloto britânico, resultado em Monza poderia ter sido ainda melhor. Daniel Ricciardo, por sua vez, lamentou abandono ao dizer que "teria sido bom conseguir alguns pontos"

F1 2022: VERGONHA NO GP DA ITÁLIA – VERSTAPPEN VENCE, LECLERC 2º | Briefing

A McLaren conseguiu diminuir, ainda que um pouco, a distância para a Alpine no Mundial de Construtores. Enquanto a equipe francesa saiu zerada do GP da Itália de Fórmula 1 deste domingo (11) — vencido por Max Verstappen —, o time de Woking somou seis pontos em Monza, graças ao 7º lugar obtido por Lando Norris.

Após a prova, o britânico admitiu que o resultado no histórico circuito italiano poderia ter sido melhor — mas um problema ainda não especificado na largada comprometeu o restante da corrida.

“Um dia bom. Muito feliz com o resultado no final. O ritmo foi muito forte hoje. Deveríamos ter terminado em P5 ou P6, mas perdemos várias posições com um problema na largada, o que comprometeu nossa corrida. Difícil, especialmente em um dia em que poderíamos ter marcado alguns pontos muito bons. No entanto, há muitos pontos positivos para tirar deste fim de semana. Algumas coisas fortes para tentar continuar na próxima vez. Então, continuaremos trabalhando duro e tentaremos manter esse ritmo nas próximas corridas”, analisou Lando.

Lando Norris largou muito mal na Itália (Foto: McLaren)

Daniel Ricciardo, por sua vez, mostrava-se — surpreendentemente — com ritmo ao menos próximo em relação ao companheiro de equipe. Confiante em repetir outro ótimo resultado em Monza, como em 2021, após largar da 4ª colocação (devido às punições aplicadas ao restante do grid), o australiano foi forçado a abandonar a disputa por causa de um vazamento de óleo em seu MCL36.

“Foi bom largar na frente e ter um começo decente. Lando parecia ter feito uma largada ruim, então fiquei na frente dele e foi bom estar em 3º — mas vi rapidamente que Max (Verstappen) estava logo atrás de mim e ele estava obviamente em outro nível. Eu estava apenas tentando estabelecer um ritmo em 4º, mas não fomos rápidos o suficiente”, detalhou Ricciardo.

O GP da Itália acabou sob safety-car provocado pelo abandono de Daniel Ricciardo (Foto: Reprodução/F1 TV)

“Senti que estava fazendo um bom trabalho para segurar (Pierre) Gasly, mas não tinha muito mais para mostrar do que isso. Foi uma corrida movimentada, tentando segurar, fazer o que podia e então sim, parecia que tínhamos um pouco de ritmo nos pneus duros com 10-15 voltas para o fim, mas então o motor simplesmente apagou na curva 6. Eu tive que encostar imediatamente porque o carro estava preso na marcha e então eu não podia parar em um lugar seguro. Teria sido bom conseguir alguns pontos, mas não era para ser hoje”, finalizou o piloto da McLaren.

Com o fim do GP da Itália, a Fórmula 1 chega, assim, ao fim da parte europeia da temporada 2022. O campeonato continua em três semanas, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, direto de Marina Bay, com o GP de Singapura.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.