Norris diz que “não vai ceder posição de bom grado” e dá receita para bater Verstappen
Depois de completar as primeiras voltas com o novo carro da McLaren em Silverstone, nesta quinta-feira (13), Lando Norris falou sobre a expectativa para a temporada que começa em março e disse que sabe bem como fazer para derrotar Max Verstappen. E garantiu que não vai facilitar nas disputas de posição em 2025
Lando Norris pilotou o novo carro da McLaren, o MCL39, nesta quinta-feira (13) em Silverstone, na Inglaterra. A escuderia inglesa foi à pista com uma pintura camuflada com uma mistura de laranja e preto, sendo a primeira equipe a revelar o carro da temporada 2025 da Fórmula 1. E depois de conduzir o modelo no circuito inglês, o piloto #4 falou sobre a expectativa para a temporada que começa em março na Austrália e assegurou que está pronto para enfrentar Max Verstappen. Lando ainda listou o que é preciso fazer para vencer o tetracampeão.
“Preciso mostrar a ele que não vou ceder posição de bom grado, mas também tenho de ser inteligente. Para derrotar Max, a inteligência é necessária”, afirmou Norris à imprensa britânica. O inglês da McLaren e o neerlandês protagonizaram diversas disputas roda a roda no ano passado, quando a equipe laranja passou a ter um carro vencedor. A maior parte das batalhas acabou em polêmica.
Relacionadas
Por exemplo, no GP da Áustria, a dupla colidiu, e Verstappen foi punido. Já no GP dos EUA, Norris ultrapassou por fora da pista e recebeu uma punição de 5s. Por fim, o piloto da Red Bull tomou uma sanção de 20s por jogar o inglês para fora da pista e por usar o lado de fora do traçado para ganhar vantagem no GP da Cidade do México. Ainda assim, Max saiu vitorioso da temporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Não tenho nada a provar. Não preciso correr riscos desnecessários. E não acho que você precise fazer nada de especial para vencer Max”, comentou o piloto da McLaren. “Ele é rápido, agressivo e um dos melhores de todos os tempos, mas a maneira mais fácil [de derrotá-lo] é ser um pouco mais rápido e ficar na frente. Só tem que ser inteligente e pensar a longo prazo às vezes.”
“Estamos falando de um dos caras mais agressivos que você pode enfrentar, tanto atacando quanto defendendo. Como vimos no México, ele está preparado para sacrificar o resultado final e, quando essa é a mentalidade de um piloto, é muito difícil alcançá-lo estando 50 pontos atrás.”
Norris acrescentou que a McLaren busca começar o campeonato de maneira mais forte, para evitar ceder margem para os adversários, como aconteceu em 2024. “Há coisas que eu definitivamente preciso melhorar, mas a principal mudança que precisamos este ano é marcar mais pontos no início do campeonato. Porém, ainda com a mentalidade de um passo de cada vez.”
Sobre o MCL39, o inglês disse que ainda é cedo para avaliar, mas ressaltou que “o carro é um bom primeiro passo, porque a equipe tem sido bem inovadora em alguns designs.”
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
*Texto escrito por Caio Cavalcante.

