Norris na pole, Hamilton em 4º, Verstappen em último: a classificação do GP da Rússia de F1

Lando Norris aproveitou a pista mais seca no fim do Q3 para arrebatar a pole-position. Enquanto isso, os postulantes ao título viveram um sábado distinto: Max Verstappen ficou apenas observando a sessão. Já Lewis Hamilton errou e sai em 4º. Confira os melhores momentos da definição do grid

A classificação do GP da Rússia teve um final agitado e surpreendente neste sábado (25), depois de um início com pista molhada, em que a Mercedes e Lewis Hamilton pareciam favoritos. E neste caos, Lando Norris aproveitou a melhora sensível do asfalto, mais seco ao longo do Q3, calçou pneus slicks e conseguiu uma volta que lhe valeu a conquista da primeira pole-position da carreira. É o retorno da McLaren à posição de honra do grid na F1 depois de outra seca que durava desde o GP do Brasil de 2012.

Carlos Sainz chegou a marcar a pole provisória com 1min42s510 nos minutos finais, mas foi superado por Norris, que virou 1min41s993 para chegar à glória. George Russell, por sua vez, também surpreendeu e garantiu um brilhante terceiro lugar no grid.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Líder da F1, Max Verstappen andou pouco no Q1 e se poupou para a corrida. Larga só em 20º (Foto: Red Bull Content Pool)

Hamilton, de favorito, teve de se contentar com o quarto lugar no alinhamento inicial em Sóchi. O heptacampeão cometeu um raro erro na entrada do pit-lane no momento em que vinha para trocar os pneus intermediários pelos slicks. A batida no muro foi o suficiente para danificar o bico do carro da Mercedes. A equipe trabalhou para consertar e conseguiu levar Lewis de volta à pista, mas o piloto não conseguiu melhorar. Hamilton vai largar em quarto, lado a lado com o futuro companheiro de equipe.

Enquanto isso, Max Verstappen ficou apenas observando das garagens da Red Bull o desenrolar da classificação. O holandês larga da última posição do grid neste domingo, após a decisão da equipe taurina em trocar o motor do carro do líder do campeonato. Como é a mudança para a quarta unidade de potência – apenas três são permitidas ao longo da temporada -, Verstappen acabou punido, o que também neutralizou a sanção recebida há duas semanas pelo acidente do GP da Itália.

O GP da Rússia tem largada prevista para 9h (horário de Brasília, GMT-3) deste domingo. A previsão da meteorologia é para um dia de sol e calor em Sóchi. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo sempre AO VIVO e em TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira os melhores momentos da classificação


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.