Norris passa Piastri no fim com bênção da McLaren e vence sprint do GP de São Paulo

O sábado (2) em Interlagos começou com a quarta corrida sprint da história do GP de São Paulo. E o que se viu foi uma troca de posições da McLaren. A vitória da prova curta ficou com Lando Norris

A primeira parte do trabalho de Lando Norris no fim de semana do GP de São Paulo de Fórmula 1 terminou com sucesso a manhã deste sábado (2), em Interlagos. O inglês venceu a corrida sprint com bênçãos da McLaren, que teve de trocar de posição às pressas perto do fim.

Aconteceu de maneira meio dramática. Após Oscar Piastri fechar a porta para Norris na largada e render frustração do vice-líder do campeonato, a McLaren viu Charles Leclerc e Max Verstappen próximos por toda a prova. A decisão foi, então, esperar pela última volta.

Só que um problema enorme apareceu com quatro voltas para o fim, quando o motor da Haas de Nico Hülkenberg começou a soltar fumaça e indicar a possibilidade do safety-car, o que impossibilitaria a troca de posições. A McLaren correu no primeiro sinal de bandeira amarela e fez os dois trocarem. Com as bênçãos do time, Lando passou e partiu para vencer.

Piastri manteve o segundo lugar, é verdade, mas com emoção. Isso porque Verstappen, que passou Leclerc perto do fim, foi para cima na última volta, quando o safety-car virtual permitiu. Só que acelerou antes da hora e quase tocou a traseira da McLaren. Por fim, ficou em terceiro na pista, mas acabou punido pela falta e perdeu 5s e uma posição para Leclerc. Não perca as contas: Leclerc foi terceiro e Verstappen amargou a quarta colocação.

Lando Norris passou Oscar Piastri com ordem da McLaren (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris corta vantagem de Verstappen para 44 pontos em São Paulo. Confira classificação

Leclerc foi o quarto, seguido por Carlos Sainz, George Russell, Pierre Gasly e Sergio Pérez ainda nos pontos. Liam Lawson e Alexander Albon ainda completaram o top-10. Lewis Hamilton, que perdeu três posições na largada, conseguiu apenas voltar ao 11º posto.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, a classificação acontece às 15h (de Brasília, GMT-3). No domingo (3), a largada está marcada para as 14h.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

ASSISTA à CORRIDA SPRINT do GP de SÃO PAULO de F1 no GRANDE PRÊMIO | segunda tela [REACT]

Confira como foi o GP de São Paulo de Fórmula 1:

Era finalmente hora da corrida sprint em Interlagos. Às 11h (de Brasília, GMT-3), as chance de chuva, segundo a meteorologia da FIA, era de 10%, mas o céu já mostrava muitas nuvens carregadas. A temperatura ambiente era de 28°C, com o asfalto em 49°C. Hora de partir.

A grande mudança de um dia para o outro era a resolução de mudanças que fizeram com que Fernando Alonso, Lance Stroll e Guanyu Zhou largassem dos boxes. Todos enfileirados ,então, os procedimentos iniciaram para a partida d 20 carros dotados de pneus médios.

Apesar das declarações amistosas da sexta-feira, Oscar Piastri quis manter a dianteira na saída e fechou a para qualquer possível tomada por parte de Lando Norris. Max Verstappen mergulhou por dentro para tentar algum salseiro, mas também foi incapaz de deixar sequer Charles Leclerc para trás. Carlos Sainz, George Russell, Pierre Gasly, Liam Lawson mantinham posições, ao passo que Nico Hülkenberg subiu para o nono posto, com Oliver Bearman logo atrás.

A largada da corrida sprint em Interlagos (Foto: Reprodução/F1 TV)

Fora da primeira metade, Lewis Hamilton caiu do 11º para o 14º lugar numa largada ruim. Russell teve breve tentativa de partir para cima de Sainz, mas não rolou. Enquanto isso, Verstappen aproveitava as primeiras voltas para incomodar Leclerc e atacar a valer. A Red Bull tinha ritmo melhor que o imaginado no começo, mas Charles segurou as pontas.

“Leve o tempo que precisar, Max. Você conhece o jogo”, avisava a Red Bull no rádio. Após seis das 24 voltas, a frustração de Norris era óbvia. “Não sei o que estou fazendo aqui. Falamos sobre isso ontem”, falou no rádio. “Continue fazendo o que você está fazendo”, respondeu a equipe. “Valeu, beleza”, foi a tréplica. Enquanto isso, uma fila com Norris, Leclerc e Verstappen colados se formava.

Na décima volta, a ordem da McLaren para Piastri. “Dê a Lando o DRS”, com a deixa da ordem de inversão de posições.

Falando em duelo de companheiros de equipe, Bearman ultrapassava Hülkenberg na luta pelo oitavo lugar. Pérez embarcou e passou Nico – também deixaria Oliver no caminho pouco depois.

Largada da corrida sprint do GP de São Paulo (Vídeo: reprodução/DAZN)

E não era apenas Norris que estava frustrado. “Charles, cara… Erra muito”, era a acusação de Verstappen contra Leclerc. Mas a Ferrari seguia na frente. Hamilton, enquanto isso, continuava numa deprimente 14º colocação, atrás, em sequência, das duas Haas e das duas Williams.

Após a confusão do México, Pérez encostava em Lawson e tomava o sétimo posto. Meio que. Freou tarde demais no fim da reta dos boxes e não fez a última curva, travou os pneus e deixou Liam abrir vantagem na frente.

No rádio, a McLaren avisava Norris que, com a distância aberta de mais de 1s para Leclerc, estavam contentes em manter as posições até a última volta. A situação, porém, trocava com a ultrapassagem de Verstappen para cima de Leclerc, que veio duas voltas depois de passar aberto na curva um.

Com quatro voltas pela frente, o motor de Hülkenberg começou a esfumaçar. A Haas praticamente parava na pista, o que criava perigo de safety-car. A McLaren respondeu e inverteu posições. Em seguida, safety-car virtual.

Max Verstappen e Charles Leclerc sprint em São Paulo (Vídeo: reprodução/DAZN)

O retorno da bandeira verde aconteceu na última volta. Deu tempo para Verstappen atacar Piastri de maneira meio tresloucada, acelerando antes da hora permitida, quase com toque na traseira da McLaren – algo que fez os comissários anunciaram que a situação tinha sido percebida e seria analisada depois da prova. Mas foi isso. Norris venceu com a bênção da McLaren e Piastri segurou a segunda posição, seguido por Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Gasly e Pérez.

Cerca de duas horas após a bandeirada a decisão dos comissários foi punir Verstappen com a perda de 5s. Com isso, Leclerc subiu ao terceiro lugar e o tricampeão caiu para quarto.

Fórmula 1 2024, GP de São Paulo, Interlagos, corrida sprint:

1L NORRISMcLaren Mercedes24 voltas 
2O PIASTRIMcLaren Mercedes+0.593  
3C LECLERCFerrari+5.656  
4M VERSTAPPENRed Bull Honda+6.497 P+5 
5C SAINZFerrari+7.224  
6G RUSSELLMercedes+12.475  
7P GASLYAlpine+18.161  
8S PÉREZRed Bull Honda+18.717  
9L LAWSONRB Honda+20.773  
10A ALBONWilliams Mercedes+24.606  
11L HAMILTONMercedes+29.764  
12F COLAPINTOWilliams Mercedes+33.233  
13E OCONAlpine+34.128  
14O BEARMANHaas Ferrari+35.507  
15Y TSUNODARB Honda+41.374  
16V BOTTASSauber Ferrari+43.231  
17G ZHOUSauber Ferrari+54.139  
18F ALONSOAston Martin Mercedes+55.722  
19L STROLLAston Martin Mercedes+56.537  
N HÜLKENBERGHaas FerrariNC  
GP DE SÃO PAULO F1 2024 AO VIVO: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO SPRINT | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.