Norris sai na frente no Brasil e põe McLaren na liderança do TL1 do GP de São Paulo

Lando Norris levou a melhor e ficou com a ponta do único treino livre do GP de São Paulo da Fórmula 1 2024. E com emoção: ao bater George Russell com cronômetro zerado

O primeiro e único treino livre do GP de São Paulo de Fórmula 1, realizado entre fim da manhã e começo da tarde desta sexta-feira, contou com muita atividade e poucas emoções na pista. Mas teve troca de líder com o cronômetro zerado: Lando Norris superou George Russell para pontear com a McLaren em Interlagos.

Norris virou 1min10s610 para tomar a ponteira que parecia garantida para Russell, que terminou mesmo na segunda colocação. Oliver Bearman, que assumiu a Haas das mãos de Kevin Magnussen para a sexta-feira, foi o terceiro colocado com a Haas. Oscar Piastri, Alexander Albon, Charles Leclerc e Carlos Sainz foram os outros que terminaram a menos de 0s5 de distância para o líder. Nico Hülkenberg, Fernando Alonso e Pierre Gasly encerraram o top-10.

Max Verstappen e Lewis Hamilton finalizaram somente na 15ª e 16ª posições, mas porque não registraram volta rápida de pneus macios, ambos por conta de tráfego na pista enquanto faziam as tentativas. Liam Lawson e Yuki Tsunoda foram os outros dois a virar o melhor tempo de pneus médios.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, às 15h30 (de Brasília, GMT-3), acontece a classificação sprint. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

Lando Norris começou bem o fim de semana (Foto: McLaren)

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Confira como foi o treino livre do GP de São Paulo de F1:

Finalmente, após a espera de um ano do público brasileiro, a Fórmula 1 estava de volta ao Brasil. O primeiro treino livre do GP de São Paulo começou com temperatura ambiente de 26°C e asfalto de 52°C. Calor esperado com o sol que banhava o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. O dia contava com chances de chuva, mas apenas para a classificação sprint.

A grande notícia da manhã era a ausência de Kevin Magnussen, que passou mal na tarde da quinta-feira e acabou substituído por Oliver Bearman, já confirmado como titular para a temporada 2025 da Haas. Com isso, Bearman faria ao menos o treino, a classificação sprint e a corrida sprint. Magnussen ainda pode voltar para classificação oficial e corrida. Enquanto isso, Fernando Alonso chegou ao Brasil e acabou com as dúvidas: foi para o treino. Então, nada de Felipe Drugovich na Aston Martin.

Fernando Alonso voltou à pista (Foto: Aston Martin)

Como de costume em fins de semana de sprint, quando equipes e pilotos contam apenas com um treino livre à disposição, ninguém tinha tempo a perder. A pista rapidamente encheu. Tirando Magnussen, todos os outros 19 pilotos do grid de 2024 participavam da atividade. Max Verstappen já tinha punição ao trocar o motor de combustão interna e perde cinco posições no grid. A McLaren, com ataque em mente contra a Ferrari, estreava uma nova asa traseira.

Os primeiros dez minutos de atividade contaram com casa cheia e todo mundo com ao menos um tempo registrado. Alexander Albon reclamou de saída de traseira da Williams, mas era apenas isso de mais sério – um pouco depois, Franco Colapinto também daria traseirada forte. Sergio Pérez liderava com o tempo de 1min12s099. Alonso mostrava estar recuperado e já aparecia entre os primeiros colocados.

De maneira geral, o jogo de pneus utilizado nas primeiras ações era o de pneus médios, com apenas a dupla da RB (Visa CashApp RB) testando os macios. A Pirelli, diga-se, trouxe ao Brasil a gama média de motores.

Algo destacado aos montes pelos pilotos era o recapeamento da pista, que deixava o asfalto mais escuro e, por consequência, mais quente e liso. Mas a sensação na pista era que as ondulações ainda estavam presentes.

Lewis Hamilton encontra a Ferrari durante o TL1 em Interlagos (Foto: F1)

Na busca por entender os limites da pista, havia queimada de pneus da parte de Verstappen, pneus além da zebra com Carlos Sainz e o próprio Sainz aparecendo como fator bloqueador em volta rápida de Lewis Hamilton. O heptacampeão chegou a sinalizar pela frustração e desistiu do giro veloz em que estava.

Verstappen, que tomava a dianteira, reclamava. “Nada disso aqui funciona. Não quero tirar o flap dianteiro”, falou no rádio da Red Bull. Apenas ele e George Russell andaram abaixo da casa de 1min12s nos 20 minutos iniciais. Já Yuki Tsunoda era mais um a escorregar, agora com a barriga do carro, enquanto virava volta veloz.

Na marca de metade da atividade, Verstappen ainda liderava com o tempo de 1min11s712, mas agora Lewis Hamilton era o segundo colocado. Russell, Fernando Alonso, Pérez, Sainz, Liam Lawson, Charles Leclerc, Albon e Oscar Piastri formavam o top-10. Lando Norris pintava somente na 13ª posição. Mas ainda não havia sinal de happy hour na pista, outra característica típica de treinos livres em etapas sprint.

Hamilton foi o próximo a escapar e passar pela área lisa por fora do Pinheirinho. A Mercedes tinha decidido andar e colocava Russell de macios para rodar 1min10s791 e tomar a dianteira por 0s9. Importante para ver que tinha gente virando tempo, mas longe de abrir nova era da atividade.

Oliver Bearman começou bem o dia na Haas (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

O que aconteceu, sim, foi tráfego na entrada do pit-lane. Norris entrou grudado na traseira de Pérez e chegou a abrir o caminho. Claro que não dava para ultrapassar, mas ao menos serviu para pegar um ar sujo e ver como funciona. Na Mercedes, tanto Hamilton quanto Russell relatavam dores durante a sessão.

Com Norris nos boxes, a McLaren resolveu trocar a asa dianteira antes de um stint derradeiro. Colapinto era mais um a acelerar o passo e subia para a segunda colocação. Nos oito minutos derradeiros, porém, mais gente queria apertar o passo. Bearman também subia ao segundo posto, conforme Norris virava terceiro.

Mas o relógio zerou com mais gente ainda dando giro rápido. Sainz tirou o pé e não mudou o status quo, só que Norris resolveu acabar com a festa de Russell. Ao cravar 1min10s610, tomou a dianteira e fez a McLaren começar o evento no controle das ações.

F1 2024, GP de São Paulo, Interlagos, TL1:

1L NORRISMcLaren Mercedes1:10.610 29
2G RUSSELLMercedes1:10.791+0.18124
3O BEARMANHaas Ferrari1:10.805+0.19530
4O PIASTRIMcLaren Mercedes1:10.950+0.34030
5A ALBONWilliams Mercedes1:10.955+0.34528
6C LECLERCFerrari1:11.038+0.42831
7C SAINZFerrari1:11.100+0.49030
8N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:11.124+0.51426
9F ALONSOAston Martin Mercedes1:11.215+0.60526
10P GASLYAlpine1:11.216+0.60627
11L LAWSONRB Honda1:11.301+0.69126
12Y TSUNODARB Honda1:11.483+0.87325
13F COLAPINTOWilliams Mercedes1:11.619+1.00931
14V BOTTASSauber Ferrari1:11.651+1.04129
15M VERSTAPPENRed Bull Honda1:11.712+1.10230
16L HAMILTONMercedes1:11.754+1.14430
17L STROLLAston Martin Mercedes1:11.783+1.17326
18E OCONAlpine1:11.827+1.21726
19S PÉREZRed Bull Honda1:11.845+1.23528
20G ZHOUSauber Ferrari1:12.883+2.27327
DISPUTA pelo TÍTULO e VERSTAPPEN PRESSIONADO? O que esperar do GP de SÃO PAULO de F1 | TTGP #159
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