Norris dá troco em Leclerc e lidera treino livre 2 do GP de Singapura. Verstappen é 15º
Lando Norris virou 1min30s727 no TL2 de Singapura e superou Charles Leclerc por 0s058. Carlos Sainz repetiu o terceiro lugar da primeira sessão de treinos
Lando Norris deu o troco sobre Charles Leclerc e colocou a McLaren na liderança do treino livre 2 do GP de Singapura, realizado nesta sexta-feira (20), em Marina Bay. O britânico alcançou 1min30s727, apenas 0s058 mais rápido que o representante da Ferrari. Carlos Sainz repetiu o terceiro lugar da primeira sessão.
A sessão teve apenas uma interrupção com bandeira amarela a dois minutos do fim, após batida de George Russell, porém o #63 conseguiu retornar sozinho aos pits. Também houve sustos com Leclerc e Franco Colapinto, que chegaram a tocar de leve no muro.
Apesar disso, foi uma sessão importante tanto para as simulações de classificação quanto de corrida, com o duelo novamente concentrado entre Lando e Charles. E se no TL1 deu Ferrari, agora foi a vez de Norris garantir a liderança graças ao ótimo setor 3.
A distância, contudo, foi novamente menos de 0s1, com Leclerc sendo o dono dos setores 1 e 2. E ainda chamou a atenção a lacuna entre o #16 e Sainz de quase 0s5.
Yuki Tsunoda confirmou a boa performance do TL1 e terminou em quarto lugar, à frente de Oscar Piastri, que foi coadjuvante na sexta-feira. Daniel Ricciardo, que vive dias de incerteza quanto à permanência na F1, ficou em sexto, à frente de Russell e Sergio Pérez.
Alexander Albon, com a Williams, até proporcionou momentos de alegria para os mecânicos ao andar na ponta em parte do TL2, mas fechou em nono, com Nico Hülkenberg em décimo. Lewis Hamilton repetiu o 11º posto, enquanto Max Verstappen não passou do 15º lugar.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (21), o TL3 abre o dia às 6h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (2), os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.
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Confira como foi o TL2 da F1 em Marina Bay:
A última atividade da F1 do dia começou já com a noite tomando conta do céu, porém calor ainda intenso: 30°C de temperatura ambiente, com asfalto em 33°C e umidade relativa do ar ainda mais alta, em 74%, situação que intensifica a sensação de clima abafado. Quente mesmo foram os bastidores entre uma sessão e outra, já que a FIA determinou alteração na polêmica asa traseira usada pela McLaren em Baku, que criava um efeito de ‘mini-DRS’ com a pressão aerodinâmica, melhorando o arrasto.
Na pista, a atividade recomeçou com Leclerc liderando a tabela com 1min32s788, seguido de Norris, a distantes 0s8 do tempo do monegasco. Os Williams, então, colocaram-se entre os dois no mesmo instante em que Ricciardo assumiu a ponta com 1min32s652.
Não demorou, porém, para Sainz tomar a liderança por 0s008, enquanto Russell trazia a Mercedes para o sexto posto, logo à frente de Piastri. Leclerc, então, foi ainda melhor e colocou 0s017 no companheiro de equipe, completando a dobradinha da Ferrari nos 15 primeiros minutos.
Só que Albon aproveitou a pista mais aderente e, com ótimos setores 1 e 2, fechou 1min32s238, 0s3 mais rápido que Leclerc. Giros completados, Leclerc, Sainz, Ricciardo, Norris, Colapinto, Russell, Piastri, Gasly e Hülkenberg completavam o top-10, com um detalhe: apenas dois (Norris e Colapinto) do grupo usavam os compostos duros no stint inicial.
Enquanto Sainz subia para segundo, Sainz pintava os dois primeiros setores de roxo, prestes a tomar a posição de Albon, porém o último trecho foi muito ruim, tanto que tempo total de perda comparado à volta de Alex foi de 0s4. Leclerc, em contrapartida, não perdeu a oportunidade e assumiu a liderança ao dominar todos os setores da pista urbana de Marina Bay. No total, giro ideal em 1min31s665.
Sainz, então, foi para mais uma tentativa e ficou com o melhor trecho 2, o suficiente para subir para segundo. Em seguida, foi a vez de Albon calçar os macios e ser ainda mais rápido em tal seção, desbancando Leclerc e recuperando o primeiro posto com 1min31s650.
Com 35 minutos para o fim, Russell indicou pelo rádio algum problema no motor, porém recuperou rapidamente performance e abriu volta rápida. Na mesma toada, logo atrás, Piastri e Norris se revezavam nos melhores setores em busca da volta perfeita, e quem levou a melhor foi Norris, com 1min30s727, seguido de Piastri e Russell.
Já Verstappen, sem a menor esperança de brigar pela vitória no fim de semana de Singapura, não passava de 11º mesmo com pneus macios. A distância para Norris era nada menos que 1s2, porém os rádios eram muito mais contidos nas reclamações depois da punição imposta pela FIA ao #1 pelo “linguajar inadequado” na coletiva de imprensa.
Com pouco mais de 20 minutos para o fim, Norris e Leclerc formavam uma liga própria, com Sainz a 0s6 na terceira posição. Tsunoda, Piastri, Ricciardo, Russell, Pérez, Albon e Hülkenberg fechavam o top-10. Hamilton vinha em sequência, em 11º e incrédulo com a traseira totalmente instável do W15. “Inacreditável, cara”, lamentava-se com o engenheiro, Peter Bonnington. Pior ainda era Verstappen, somente em 15º.
Russell iniciou as simulações de corrida com 18 minutos para o fim, portanto não houve mais alteração nas posições. De curioso, as escolhas para os long runs foram bastantes distintas — por exemplo, a McLaren foi de macios com Norris. E conforme o previsto, a Red Bull deixa a sexta-feira com muito trabalho a ser feito, com Verstappen certamente correndo riscos de não conseguir chegar ao Q3 da classificação.
F1 2024, GP de Singapura, 18ª Etapa, TL2:
1 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.727 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.785 | +0.058 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:31.356 | +0.629 |
4 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:31.468 | +0.741 |
5 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:31.474 | +0.747 |
6 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:31.478 | +0.751 |
7 | G RUSSELL | Mercedes | 1:31.488 | +0.761 |
8 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:31.598 | +0.871 |
9 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:31.650 | +0.923 |
10 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:31.667 | +0.940 |
11 | L HAMILTON | Mercedes | 1:31.709 | +0.982 |
12 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:31.750 | +1.023 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:31.793 | +1.066 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:31.957 | +1.230 |
15 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:32.021 | +1.294 |
16 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:32.057 | +1.330 |
17 | E OCON | Alpine | 1:32.119 | +1.392 |
18 | P GASLY | Alpine | 1:32.222 | +1.495 |
19 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:32.359 | +1.632 |
20 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:32.786 | +2.059 |