Leclerc perde pole no Azerbaijão e erra em cima de mais um erro da Ferrari. Mercedes só agradece
A pole em Baku tinha nome e sobrenome. Ainda que a Mercedes lançasse mão do poderoso ‘modo festa’, Charles Leclerc vinha imperial neste fim de semana e conquistaria seu lugar de direito na ponta do grid. Ele errou, de fato, em um momento decisivo, mas a Ferrari também tomou uma decisão arriscada ao mandá-lo à pista com os compostos médios em cenário de pista mais fria e de pouco downforce. Lá se foi uma chance de ouro de tentar a redenção no campeonato
O cenário de sexta-feira no Azerbaijão era levemente similar ao do Bahrein, tirando os problemas com bueiros e bandeiras vermelhas. Com Charles Leclerc, a Ferrari assustava a Mercedes colocando 0s7. Lewis Hamilton já dava praticamente a situação como definida em favor da Ferrari mesmo que o ritmo de corrida apresentado pelos carros prateados fosse similar ao dos rivais – "A gente parecia mais forte em ritmo de corrida que em classificação aqui. E Valtteri é sempre rápido e precisarei trabalhar para buscar", disse o pentacampeão. Ao menos para a classificação deste sábado (27), não havia ‘modo festa’ que desse jeito.

A regra da Fórmula 1 indica que quem passa ao Q3 larga na corrida do domingo com os pneus com os quais se classificou no Q2. A Ferrari estava tão segura de si que resolveu arriscar: mandou Leclerc, e também Vettel para a pista com pneus médios, os amarelos, os mais lentos que os vermelhos. Só que os tempos de volta que os dois fizeram com tais compostos colocavam em risco a passagem à fase final, já que a pista estava mais fria – o sol estava se pondo diante da demora necessária para arrumar a terra arrasada por Kubica – e com menos downforce – a equipe escolhera a velocidade de reta como garantia para uma boa performance em Baku, impulsionada pela asa traseira mais larga neste fim de semana.
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Ainda, a decisão era tão sem sentido que, mesmo que os dois carros passassem à parte final, a corrida estaria seriamente comprometida, uma vez que partir de pneus médios contra os macios dos rivais deixaria os vermelhos vulneráveis na parte inicial de uma prova que promete de um tudo, dado o que se viu até agora. E tanto foi assim que os dois pilotos voltaram aos pits para que a Ferrari efetuasse a troca para pneus melhores. Sob pressão, deu no que deu. Vettel, inclusive, quase bateu no mesmo trecho e teve habilidade em não perder o carro em manobra de kart.

Veio o Q3, e aí a Mercedes mostrou tudo que tinha para mostrar, enquanto Seb não mostrou o que Leclerc apresentou ao longo do fim de semana. Proporções feitas e noves fora, a disputa pela pole acabou incrivelmente deliciosa e se deu da seguinte forma: Lewis Hamilton parecia ser o premiado com uma volta 0s4 melhor que Vettel. O alemão foi para a tentativa final fazendo o primeiro melhor setor, ficou pouca coisa para trás no segundo e sabia que poderia ganhar no terceiro; tivesse um vácuo qualquer à frente, teria conseguido. Bottas, que não vinha melhor que nenhum deles nos dois setores iniciais, arrebatou a primeira colocação.

A largada do GP do Azerbaijão de F1 está marcado para as 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
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Confira a programação do fim de semana do GP do Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3
SESSÃO | DIA | DATA | HORA |
---|---|---|---|
TL1 | Sexta | 26/4 | 6h |
TL2 | Sexta | 26/4 | 10h |
TL3 | Sábado | 27/4 | 7h |
TC | Sábado | 27/4 | 10h |
GP | Domingo | 28/4 | 9h10 |

