F1

Leclerc voa e lidera terceiro treino livre na Áustria. Hamilton e Bottas fecham top-3

Não houve acidentes nesta manhã de sábado (29). No terceiro e derradeiro treino livre do GP da Áustria, a Ferrari voltou a dar as cartas, novamente com Charles Leclerc. O monegasco registrou o tempo mais rápido do fim de semana até agora, 1min03s987, ficando 0s143 à frente de Lewis Hamilton. Valtteri Bottas e Sebastian Vettel vieram na sequência

Grande Prêmio / FERNANDO SILVA, de Sumaré
Charles Leclerc começou o sábado (29) do mesmo jeito que terminou a sexta-feira na Áustria: na frente. O monegasco foi o primeiro piloto a virar abaixo de 1min04s no fim de semana e cravou 1min03s987 como melhor volta nos minutos finais do terceiro treino livre no Red Bull Ring para liderar a sessão. A dupla da Mercedes ficou logo atrás, com Lewis Hamilton em segundo, com 0s143 de desvantagem, e Valtteri Bottas completando o top-3.

Sebastian Vettel não conseguiu chegar perto do tempo do companheiro de Ferrari e ficou em quarto, enquanto Max Verstappen, vencedor do GP da Áustria do ano passado, completou a sessão em quinto, 0s459 atrás de Leclerc. A surpresa foi a presença de Lando Norris, da McLaren, à frente de Pierre Gasly, na sexta colocação. Carlos Sainz, com o outro carro da McLaren, foi o oitavo, seguido por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

O treino classificatório do GP da Áustria de F1 acontece logo mais, a partir das 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
Charles Leclerc brilhou nesta manhã de sábado na Áustria (Foto: Ferrari)
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Áustria


Depois de longo trabalho que varou a noite, Mercedes e Red Bull conseguiram fazer os devidos reparos e deixaram prontos os carros de Valtteri Bottas e Max Verstappen, respectivamente, para o terceiro treino livre, no fim desta manhã de sábado na Áustria.

O começo da sessão foi bastante modorrento, com apenas sete carros na pista para as primeiras voltas de instalação. Os primeiros tempos só vieram por volta dos 13 minutos, com Alexander Albon liderando provisoriamente a tabela de tempos com 1min06s175. A liderança do anglo-tailandês, contudo, só durou alguns parcos minutos, já que Bottas mostrou que está tudo certo com seu carro ao cravar 1min05s510.

Só que aí veio a dupla da Ferrari para destronar, sem dificuldades, a marca do finlandês. Charles Leclerc, o mais rápido da sexta-feira, cravou 1min04s826, a melhor marca do fim de semana até então, seguido por Sebastian Vettel, 0s267 atrás. Já Pierre Gasly tinha problemas e reclamava de falta de potência do seu motor Honda. Em seguida, Bottas fazia mais uma boa volta para se colocar em segundo, 0s220 atrás de Leclerc.
Valtteri Bottas voltou a acelerar neste sábado (Foto: AFP)
Com exceção de Gasly e Lance Stroll, todos os outros 18 pilotos já tinham tempos registrados com 30 minutos de sessão. Lewis Hamilton, nas suas primeiras voltas, estava bem atrás dos ponteiros e figurava apenas em quinto, com déficit de 0s776 em relação ao tempo de Leclerc. O pentacampeão estava atrás até da Red Bull de Verstappen.

Leclerc conseguia andar ainda mais rápido com 1min04s275, ampliando a liderança da sessão. Hamilton também melhorou, mas não o bastante para sair da quinta colocação. Apenas 0s412 separavam os cnico primeiros colocados no fim da manhã. Carlos Sainz aparecia em sexto, seguido por Lando Norris, evidenciando novamente a força da McLaren nesta fase da temporada.

O treino teve um novo líder com menos de 20 minutos para seu desfecho. Bottas cravou 1min04s271 e superou Leclerc por apenas 0s054 para tomar a ponta na Áustria. A liderança mudou de mãos de novo e voltou para Leclerc, que fez sua volta em 1min04s120. A sessão ficou animada de vez quando Hamilton acelerou para fazer sua simulação de classificação, ficando apenas 0s010 atrás do monegasco. Somente 0s101 de diferença entre os três primeiros, Vettel em quarto, Verstappen na quinta posição e, na sequência, os dois carros da McLaren.

Ainda teve tempo para outra melhora significativa de tempos para Leclerc. O monegasco tratou de mostrar todo o potencial da Ferrari ao cravar 1min03s987, deixando Hamilton 0s143 atrás. Bottas aparecia em terceiro, com Vettel em quarto e Verstappen fechando o top-5 separado por menos de 0s5. A surpresa era a presença de Norris em sexto, superando Gasly, comprovando a grande forma da McLaren nesta fase da temporada.



F1 2019, GP da Áustria, Red Bull Ring, treino livre 3:

1 C LECLERC Ferrari 1:03.987   18
2 L HAMILTON Mercedes 1:04.130 +0.143 21
3 V BOTTAS Mercedes 1:04.221 +0.234 23
4 S VETTEL Ferrari 1:04.250 +0.263 20
5 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 1:04.446 +0.459 18
6 L NORRIS McLaren Renault 1:04.986 +0.999 19
7 P GASLY Red Bull Honda 1:05.152 +1.165 15
8 C SAINZ JR McLaren Renault 1:05.219 +1.232 22
9 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 1:05.336 +1.349 17
10 D KVYAT Toro Rosso Honda 1:05.391 +1.404 25
11 A ALBON Toro Rosso Honda 1:05.481 +1.494 29
12 N HÜLKENBERG Renault 1:05.514 +1.527 21
13 K RÄIKKÖNEN Alfa Romeo Ferrari 1:05.514 +1.527 21
14 S PÉREZ Racing Point Mercedes 1:05.523 +1.536 18
15 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:05.620 +1.633 20
16 L STROLL Racing Point Mercedes 1:05.650 +1.663 17
17 D RICCIARDO Renault 1:05.878 +1.891 19
18 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:06.017 +2.030 11
19 G RUSSELL Williams Mercedes 1:06.676 +2.689 23
20 R KUBICA Williams Mercedes 1:07.484 +3.497 23
    Tempo 107% 1:08.466 +4.479  
           
REC V BOTTAS Mercedes 1:03.130 01/07/2018  
MV K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:06.957 30/06/2018  




Paddockast #23
Lágimas em Le Mans




Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.