Lenda da Fórmula 1 nos anos 1950, Moss morre aos 90 anos

Stirling Moss, dono de 16 vitórias e quatro vices da Fórmula 1, morreu aos 90 anos. O britânico já vinha vinha com saúde debilitada e afastado da vida pública. A causa exata da morte, entretanto, não foi revelada

A Páscoa começou com uma grande perda para o esporte a motor. Stirling Moss, dono de 16 vitórias e quatro vice-campeonatos na Fórmula 1 dos anos 1950, morreu neste domingo (12) aos 90 anos. 
 
A causa exata da morte não foi revelada. Entretanto, é sabido que a saúde do britânico se deteriorou nos últimos anos: no fim de 2016, uma infecção pulmonar forçou internação de mais de quatro meses em um hospital de Singapura. Desde então, mesmo se recuperando e retornando ao Reino Unido, Moss optou pelo afastamento da vida pública.
Stirling Moss deixou sua marca nos primeiros anos da Fórmula 1 (Foto: Forix)
“Ele morreu como viveu, parecendo maravilhoso. Ele simplesmente se cansou no fim, fechou seus lindos olhos e foi isso”, disse Susie Moss, esposa do ex-piloto, sobre os últimos momentos de Stirling.
 
Moss competiu na F1 entre 1951 e 1961. O britânico logo se consolidou como um dos grandes nomes da categoria, brigando por títulos em uma era dominada pelo pentacampeão Juan Manuel Fangio. O tão sonhado título nunca veio, dando lugar a um recorde ingrato: o de maior número de vices na história da categoria, quatro. O piloto ainda conseguiu mais três terceiros lugares no Mundial de Pilotos antes de afastar do certame. Os 16 triunfos o deixam como o 17° mais vitorioso da história da categoria.

Mesmo sem um título na F1, Moss se consolidou como um dos pilotos mais talentosos de sua geração. Em debates sobre o melhor dentre os sem título, o britânico é figurinha carimbada. A estatística de 212 vitórias em 529 corridas na carreira inteira dá a dimensão da relevância de Stirling para o esporte a motor de sua época.

 
Paddockast #56
QUEM VAI SER O PRÓXIMO BRASILEIRO NA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.