Hamilton adere à campanha e aprova F1 “mais sustentável com motores V10 ou V12”
Depois de Christian Horner e Toto Wolff, agora foi a vez de Lewis Hamilton também aprovar a ideia de a Fórmula 1 voltar a adotar os motores V10 no futuro
A campanha pelo retorno dos motores V10 à Fórmula 1 nos próximos anos acabou de ganhar mais um apoiador de peso. Depois de Christian Horner e Toto Wolff, chefes de equipe da Red Bull e Mercedes, respectivamente, agora foi a vez de Lewis Hamilton dizer que a categoria deve, sim, olhar com carinho para tal possibilidade, desde que tudo seja feito de maneira responsável com o meio ambiente.
Em meados do ano passado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou o conjunto de regras para a próxima geração de carros. Em 2026, os modelos vão se tornar mais curtos, estreitos e mais leves com o objetivo de melhorar a eficiência e a capacidade de gerenciamento. Quanto aos novos motores, ficou determinado que os mesmos continuarão sendo turbo híbrido V6, mas com ajustes fundamentais para ampliar a noção de sustentabilidade e a redução dos custos.
No entanto, após o F175, evento onde as equipes apresentaram os carros para o atual campeonato, realizado em Londres, Mohammed Ben Sulayem indicou que a entidade da qual é presidente “deve liderar novas tendências tecnológicas, incluindo o som dos motores V10 movidos a combustível sustentável”. A iniciativa logo recebeu o apoio dos fãs da classe rainha, que imploram há algum tempo pelo retorno do barulho mais alto dos carros.
Mas alguns dos principais personagens do paddock também aprovaram a ideia. Ainda que de maneira cautelosa, Wolff se colocou à disposição para discutir sobre o assunto nos próximos anos, enquanto que Horner, por sua vez, apontou para o alto custo e complexidade das unidades de potência atuais e mostrou mais entusiasmo com a possibilidade de uma mudança.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição
Agora foi a vez de Hamilton comentar o assunto. Durante o evento da Ferrari pelas ruas de Milão, na Itália, realizado na última quinta-feira (6), o heptacampeão foi questionado sobre um possível retorno dos motores V10 e deu um parecer favorável.
“Espero que daqui a 20 anos tenhamos grandes corridas e carros que façam um bom barulho. Definitivamente espero que não sejam totalmente elétricos, mas sustentáveis com motores V10 ou V12, com pegada de carbono zero ou algo assim”, afirmou.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

