Hamilton bate Norris por 0s003 e põe Mercedes na liderança do TL2 do GP da Itália
Lewis Hamilton colocou a Mercedes na briga e liderou o TL2 do GP da Itália. Lando Norris, de McLaren, e Carlos Sainz, de Ferrari, vieram na sequência
O treino livre 2 do GP da Itália ajudou a mostrar que a briga entre McLaren, Mercedes e Ferrari promete ser equilibrada, sobretudo na disputa pela pole-position. E coube a Lewis Hamilton a melhor volta na sessão desta sexta-feira (30) ao virar 1min20s738, apenas 0s003 mais rápido que Lando Norris, da McLaren. Carlos Sainz colocou a Ferrari em terceiro.
Para se ter uma ideia do equilíbrio, de Hamilton, o líder, a Charles Leclerc, quinto colocado, a distância foi de apenas 0s154, e George Russell só não entrou na disputa porque passou quase a primeira metade da sessão nos boxes esperando reparos finais no carro para enfim participar do treino.
Relacionadas
Os long runs também proporcionaram cenário parecido, com Oscar Piastri obtendo a melhor média por 0s2 comparado ao tempo do companheiro de equipe, Norris, que registrou o mesmo ritmo de Sainz. Já Hamilton ainda perdeu para Max Verstappen na simulação de corrida, surgindo apenas com o sexto melhor registro em long run.
Verstappen, aliás, ficou apenas com o 14º tempo, porém a volta foi feita com pneus médios. Ele ficou à frente do companheiro de equipe, Sergio Pérez, que andou de macios na pista italiana.
Piastri foi o quarto, com Leclerc, Russell, Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Lance Stroll fechando o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Logan Sargeant x Jolyon Palmer
Confira como foi o TL2 em Monza:
Com a pista mais aderente que a vista na primeira sessão, porém bastante suja por conta dos inúmeros incidentes nas classes de suporte, a F1 retornou à ação tendo pela frente um fim de tarde com temperatura ambiente ainda muito alta: 34°C, com asfalto em 42°C e umidade relativa do ar em 33%. Para os stints iniciais, o que se viu foram as equipes mais focadas no trabalho com os compostos médios, enquanto apenas Ricciardo aparecia de macios.
Não demorou para a Ferrari novamente ditar o ritmo, primeiro com 1min21s264 de Sainz nos primeiros 15 minutos de sessão, mas logo superado pelo companheiro de equipe, Leclerc, em 0s145. Norris, por sua vez, vinha 0s4 distantes e com Verstappen logo atrás por questão de centésimos.
Enquanto isso, nos boxes, a Red Bull trabalhava freneticamente no carro de Pérez, com problemas, e Russell também se via ‘de castigo’ depois da batida de Andrea Kimi Antonelli no TL1. No caso da Mercedes, a sexta-feira acabou ficando bastante comprometida, uma vez que o pupilo tinha na primeira sessão o assoalho atualizado. O #63, aliás, só conseguiu sair da garagem com quase 25 minutos completados.
Com cerca de 40 minutos para o fim, Norris e Piastri calçaram os macios para colocar a McLaren nas duas primeiras colocações, os dois separados por 0s007. Hamilton, então, acertou belo trecho final do circuito de Monza e pôs a Mercedes na liderança com 1min20s738 — apenas 0s003 mais rápido que o compatriota da equipe laranja. Verstappen, por sua vez, errou na Parabolica e permaneceu com somente o 13º tempo, registrado ainda com os compostos médios.
29 minutos para o encerramento, Kevin Magnussen perdeu o controle em um dos trechos de maior velocidade, a curva Parabolica, e bateu com a frente do carro da Haas na barreira de proteção, trazendo a bandeira vermelha. Até então, Hamilton, Norris, Sainz, Piastri, Leclerc, Hülkenberg, Ricciardo, Alonso, Stroll e Bottas formavam o top-10. Pérez, já com volta rápida registrada, era o 14º, atrás de Verstappen.
A sessão recomeçou após 12 minutos, com o #11 da Red Bull puxando a fila e trazendo Russell, apenas em 20º, na sequência. Só que com pouco mais de 15 minutos para o fim, o momento era para acertar o ritmo nos long runs, tanto que George fechou a tentativa mais de 4s acima do tempo de Lewis.
O tempo, aliás, ajudou a dar uma parâmetro para o que veio na sequência. Norris, de médios, fechou o primeiro giro em simulação de corrida próximo da marca de Russell: 1min25s6 contra 1min25s5 do piloto da Mercedes, que baixou a marca para 1min24s6, enquanto Norris virava 1min25s baixo. Os carros da Ferrari também começaram os long runs variando em 1min25s0 e 1min25s1, enquanto Hamilton vinha somente com 1min26s.
No fim, Piastri foi quem deixou a pista com o melhor ritmo em simulação de corrida, porém a Ferrari conseguiu surpreender, colocando-se logo atrás da McLaren. E Verstappen, totalmente discreto, deu leve prévia de que a Red Bull não será carta totalmente fora do baralho para sábado e domingo.
F1 2024, GP da Itália, Monza, 16ª Etapa, TL2:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:20.738 | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:20.741 | +0.003 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:20.841 | +0.103 |
4 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:20.858 | +0.120 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:20.892 | +0.154 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:21.086 | +0.348 |
7 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:21.140 | +0.402 |
8 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:21.300 | +0.562 |
9 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:21.316 | +0.578 |
10 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:21.363 | +0.625 |
11 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:21.461 | +0.723 |
12 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:21.499 | +0.761 |
13 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:21.592 | +0.854 |
14 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:21.610 | +0.872 |
15 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:21.678 | +0.940 |
16 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:21.735 | +0.997 |
17 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:21.784 | +1.046 |
18 | P GASLY | Alpine Renault | 1:21.819 | +1.081 |
19 | E OCON | Alpine Renault | 1:21.867 | +1.129 |
20 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:22.223 | +1.485 |