Hamilton celebra centésima pole na Fórmula 1: “Como se fosse minha primeira”

Britânico afirmou que a sensação de conquistar 100 poles na Fórmula 1 não é diferente da primeira. O heptacampeão mundial exaltou o trabalho dos integrantes da Mercedes

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Lewis Hamilton viveu um dia histórico em Barcelona neste sábado (8): a conquista da centésima pole-position da carreira na Fórmula 1. O britânico cravou 1min16s741 na melhor volta no Q3 nesta tarde espanhola e assegurou a posição de honra no grid com 0s036 de vantagem para Max Verstappen, com quem vai dividir a primeira fila.

Assim que deixou o carro, Hamilton explicou que pediu algumas mudanças no carro da Mercedes para a fase final da classificação e comemorou o acerto com o setup.

WEB STORIES: Como ficou o grid de largada do GP da Espanha de Fórmula 1

Lewis Hamilton garantiu a pole-position para o GP da Espanha (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“O Q3 foi muito bom. A gente teve um fim de semana forte até aqui”, disse Hamilton ao ser entrevistado por Pedro de la Rosa. “Fiz algumas mudanças para o Q3, estava um pouco preocupado em como o carro iria reagir. Nós tentamos melhorar o carro, mas é sempre uma aposta se vai melhorar ou não”, seguiu.

“Fizemos essa mudança no carro, e eu percebi logo de cara que tinha melhorado muito. Fui eu que pedi por essa mudança no carro, estava sempre atrás durante a classificação inteira, fui fazendo algumas mudanças aqui e ali para tentar melhorar o meu ritmo”, explicou. “A primeira volta que fiz no Q3 foi a melhor volta que fiz, tentei melhorar na segunda tentativa, mas não consegui”, resumiu.

Recém-saído do carro, Lewis ainda se mostrou incrédulo por ter acumulado uma centena de poles e exaltou o trabalho de todos que atuam nos bastidores para permitir que ele esteja em posição de brigar pelos melhores tempos.

“Não posso acreditar que fiz cem poles. Isso vem de todas as pessoas, homens e mulheres, que trabalham na fábrica, com todo o suporte que eles me dão”, dedicou. “Tem sido um sonho trabalhar com essa equipe. Quem poderia imaginar em 2012, quando resolvi mudar de equipe? Eu nunca imaginei alcançar cem poles. Estou muito feliz, muito grato, realmente como se fosse a minha primeira”, desabafou.

Questionado sobre o comportamento do carro na classificação, Hamilton explicou qu e precisou de um equilíbrio melhor para alcançar o tempo mais rápido.

“O setup do carro estava muito dianteiro, o carro estava muito lento, não fazia as curvas como eu queria, então eu estava esperando, esperando, e fui fazendo alguns ajustes pequenos durante a classificação para tentar fazer com que a frente do carro respondesse melhor”, relatou. “Foi uma combinação de várias coisas no carro, fomos melhorando cada milímetro do carro, e foi a minha melhor volta de todas. Realmente, nunca vou esquecer desta volta”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO analisa a classificação, o pole, os grandes nomes e também as decepções deste sábado no BRIEFING, ao vivo, na GPTV, o canal do GP no YouTube. O GP da Espanha tem largada marcada para 10h (de Brasília) deste domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.