Hamilton defende “incrível” Susie Wolff e detona investigação da FIA: “Inaceitável”

O heptacampeão manifestou sua indignação com a investigação sobre Susie Wolff e aponta a frustração com a FIA. Na sua visão, questões como essa deixam a imagem da F1 retrógrada

Lewis Hamilton saiu em defesa de Susie Wolff e não gostou nem um pouco de ver a FIA abrir uma investigação contra ela sob a acusação de conflito de interesse. Na chegada ao FIA Gala, que acontece nesta sexta-feira (8), o britânico foi incisivo nas críticas à organização.

“É frustrante ver a entidade que rege a categoria ter colocado em questão a integridade de uma das lideranças femininas mais incríveis que já tivemos em nosso esporte, que é a Susie Wolff, sem nem ter questionado, sem qualquer evidência. É inaceitável”, disse.

Lewis falou também sobre questões de diversidade e inclusão e que Susie é a grande representante da causa. E a investigação da entidade liderada por Mohammed Ben Sulayem deixa a Fórmula 1 com uma imagem retrógrada.

“É uma luta constante para realmente melhorarmos a diversidade e a inclusão na nossa indústria. Mas parece que há certas pessoas, em cargos de comando da FIA, que toda vez que tentamos evoluir estão nos jogando para trás, isso não muda”, completou.

Susie Wolff foi defendida por Lewis Hamilton na chegada ao FIA Gala (Foto: Mercedes)

O momento é bastante conflituoso por causa da investigação que a Federação Internacional de Automobilismo tinha iniciado em relação à F1 e o casal Woff, Toto e SusieNo entanto, o órgão regulador, após manifestações de todas as partes e também das equipes, abandonou a averiguação.

O processo foi aberto após supostas reclamações de outros chefes de equipe da Fórmula 1 sobre as atividades da dupla. Toto é chefe de equipe da Mercedes, enquanto Susie é diretora da F1 Academy, categoria exclusiva a pilotas e que está sob o guarda-chuva da Formula One Management.

A suspeita é de que Toto tenha tido acesso a informações confidenciais de atividades da FOM, algo que outros chefes de equipe não têm, enquanto Susie teria sido informada das principais discussões entre os chefes, o que pode ser de uso da categoria. Uma reportagem feita pela revista Business F1 apontou que um comentário feito por Toto durante uma reunião de chefes virou alvo das reclamações dos adversários, por entenderem que a informação dada só poderia ter vindo da Formula One Management.

Susie e Toto se manifestaram nesta sexta-feira. A dirigente da F1 Academy acusou a FIA de falta de transparência durante todo o processo, além de incitar acusações sem provas sobre qualquer falha de procedimento causada por ela ou pelo marido.

Toto manteve o tom de sua esposa Susie e pediu transparência após a acusação da FIA de conflitos de interesse. Em nota publicada nesta sexta-feira (8), o chefão da Mercedes se manifestou sobre a semana conturbada envolvendo seu nome. Indicou também um possível processo à FIA.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.