Hamilton curte eventos extrapista como forma de aliviar pressão na F1: “Volto revigorado”

Lewis Hamilton entende que sua forma de buscar aliviar a pressão e se manter sempre focado nem sempre dá certo com outras pessoas, mas que serve como válvula de escape para encarar cada etapa de uma exigente temporada da melhor forma

Carros de Red Bull e AlphaTauri vão contar com layout especial na Turquia (Vìdeo: Red Bull)

Diante de uma temporada exaustiva, longa, cheia de viagens e de muita pressão em razão de uma luta pelo título imprevisível contra Max Verstappen, Lewis Hamilton sabe que cada fim de semana é decisivo na sua jornada em busca do oitavo título mundial. Ao mesmo tempo, estar bem preparado física e psicologicamente para encarar as etapas é fundamental, e o britânico entende que é preciso aproveitar onde se sente à vontade, em eventos extrapista, para buscar uma energia extra e voltar à Fórmula 1 sempre revigorado e pronto para os desafios que estão por vir.

Em entrevista nesta quinta-feira (7) em Istambul, palco do GP da Turquia deste fim de semana, Hamilton foi perguntado sobre como lida com a pressão de lutar pelo título contra um oponente ferrenho, algo que não acontecia desde quando enfrentou Nico Rosberg na disputa da taça do Mundial em 2016.

LEIA TAMBÉM
+Red Bull revela detalhes de layout em homenagem à Honda para GP da Turquia de F1
+Verstappen diz que perder título da Fórmula 1 em 2021 “não vai mudar a minha vida”
+Honda confirma colaboração com Red Bull para desenvolvimento de motores em 2022

LEWIS HAMILTON; FÓRMULA 1; GP DA TURQUIA;
Lewis Hamilton no paddock de Istambul nesta quinta-feira (Foto: Mercedes)

“Acho que é verdadeiramente tranquilo porque tenho esses outros escapes, então consigo desconectar de várias maneiras diferentes. O mais importante é sempre poder voltar ao ambiente das corridas revigorado, recuperado, otimista e sem grandes preocupações”, disse.

“De modo que posso chegar e amar o meu trabalho. Simplesmente desfrutamos um fim de semana de cada vez e uma corrida de cada vez, sempre tentando melhorar”, salientou o heptacampeão e último vencedor do GP da Turquia, em 2020.

Hamilton é um habitué dos eventos do showbiz. Recentemente, esteve em Nova York, dias depois do polêmico GP da Itália, e participou do Met Gala, tendo inclusive comprado uma mesa do desfile para dar visibilidade a estilistas pretos. Depois, participou ativamente da Semana de Moda em Paris.

Mas Lewis entende que o que dá certo para ele pode não dar certo para outras pessoas. Afinal, cada um lida com a pressão de forma diferente e tem válvulas de escape completamente distintas.

“Passei muito tempo falando com a equipe sobre como podemos avançar e melhorar, mas já faço isso há tempos, então encontrei formas pessoais [lidar com isso]. O que dá certo para mim, pessoalmente, não dá certo para todo mundo, mas descobri uma forma de saber como eu atuo, o que me coloca no prumo e o que me tira do prumo, então mantenho assim”, explicou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na visão do heptacampeão, a pressão faz parte de uma disputa tão acirrada. A questão, salienta Hamilton, é saber trabalhar da melhor forma, de modo que o que vier, no fim das contas, será simplesmente uma consequência.

“Não se trata de ignorá-la porque ela está lá, mas é o entendimento de que o que tiver de ser, será. Tudo o que você pode fazer é se preparar da melhor forma possível. Tudo o que você pode fazer é dar 100 por cento, e o que está por vir vai vir. Simplesmente não me preocupo com essas coisas”, disse Hamilton, em discurso semelhante ao de Max Verstappen sobre o tema.

“Tive muita sorte no passado. Tive muitos altos e baixos, mas cresci muito, de modo que não me preocupo com o ‘e se?’. Simplesmente me preparo para o agora. Isso significa garantir que fiz o trabalho bem feito com os caras da fábrica, com Bono [Peter Bonnington, engenheiro de Hamilton] e a equipe e, em seguida, aproveitar. É ir lá [para a pista] e me divertir”, concluiu.

A Fórmula 1 acelera neste fim de semana com o GP da Turquia, 16ª etapa da temporada 2021 do Mundial. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

GP DA TURQUIA DE F1: HAMILTON COM NOVO MOTOR? RED BULL DE PINTURA NOVA? | Paddock GP 259
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.