Hamilton reage após ultrapassagem de Verstappen em Abu Dhabi: “Manipulado”

Lewis Hamilton falou apenas uma vez na dramática última volta do GP de Abu Dhabi. Foi logo depois de ter sido ultrapassado por Max Verstappen

F1 EM ABU DHABI: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO! | Briefing

“Isso está sendo manipulado, cara”. Essas foram as poucas palavras de Lewis Hamilton via rádio no fim da dramática volta final do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Naquele momento, o heptacampeão já havia sido ultrapassado por Max Verstappen, que partiu para a vitória em Yas Marina e para a conquista do seu primeiro título mundial de Fórmula 1 no último domingo (12).

Antes de toda a catarse pela volta final da corrida e da temporada, Hamilton liderava a prova e tinha vantagem de cerca de 11s5 para Verstappen quando aconteceu o momento que mudou a história da prova e do título.

A batida sofrida por Nicholas Latifi na curva 14 levou a direção de prova a acionar o safety-car. Naquele momento, a Red Bull deu o pulo do gato ao parar Verstappen para a troca dos pneus duros pelos macios, enquanto a Mercedes optou pela ‘bola de segurança’ e manteve Hamilton na pista.

LEIA TAMBÉM
+Opinião GP: Título de Verstappen tem mais sabor por derrotar Hamilton no auge técnico

“Isso está sendo manipulado”, reagiu Hamilton na volta final do GP de Abu Dhabi (Vídeo: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pouco depois, a mesma direção de prova determinou que os cinco carros que estavam entre Hamilton e Verstappen na fila atrás do safety-car — Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel — não teriam permissão para descontar a volta para o líder e voltar atrás no pelotão. Entretanto, na volta seguinte, Michael Masi voltou atrás e autorizou a medida.

Desta forma, após a relargada na volta final, Hamilton só teve o carro de Verstappen atrás. O piloto da Mercedes, com pneus duros e desgastados, virou presa fácil ao holandês, que fez a ultrapassagem e partiu para a vitória e para o título.

MAX VERSTAPPEN; CARLOS SAINZ; LEWIS HAMILTON; F1; FÓRMULA 1; ABU DHABI;
Lewis Hamilton se ausentou da coletiva de imprensa final da temporada ao lado de Verstappen e Sainz (Foto: Andy Hone/Red Bull Content Pool/Getty Images)

Depois da frase que proferiu quando se encaminhava para a linha de chegada, Hamilton se mostrou muito cabisbaixo, abraçou o pai, Anthony, concedeu entrevista coletiva antes de subir ao pódio e congratulou Max pela conquista do título. Entretanto, logo em seguida, o heptacampeão se ausentou da coletiva de imprensa promovida pela FIA com os três primeiros colocados da prova. Toto Wolff e Andrew Shovlin também não deram declarações públicas depois do GP de Abu Dhabi.

Os únicos pronunciamentos da Mercedes nas redes sociais foram para mencionar os protestos logo depois da prova e depois para anunciar a intenção de apelar após a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) rejeitar os protestos.

Sempre muito ativo nas redes sociais, Hamilton ainda não realizou, até o momento desta publicação, nenhuma postagem desde que terminou o GP de Abu Dhabi.

LEIA TAMBÉM
Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.