Hamilton sugere controle da F1 sobre carros do ano seguinte para barrar dinastias
Lewis Hamilton sugeriu que a Fórmula 1 controle as datas em que as equipes possam começar a desenvolver o carro da temporada seguinte. Piloto crê que medida equilibraria o grid
Heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, da Mercedes, deu uma sugestão para controlar os períodos de domínio na Fórmula 1. Na atual temporada, a Red Bull venceu as oito etapas disputadas até aqui — seis delas com Max Verstappen — e encaminha com antecedência os títulos de Pilotos e Construtores de 2023.
Piloto dominante na Mercedes, com seis títulos entre 2014 e 2020, Hamilton crê que algo que beneficia as dinastias na Fórmula 1 é o fato das equipes campeãs largarem o desenvolvimento dos carros atuais para focar no próximo ano com muito mais antecedência que as rivais.
Relacionadas
“Não é para uma pessoa em particular ou algo assim. É apenas óbvio que, nos meus 17 anos aqui, mesmo antes de chegar, você vê períodos de domínio. E seguem acontecendo. Fui sortudo de ter um dos períodos que Max [Verstappen] tem agora. Mas do jeito que está, vai seguir acontecendo. E não precisamos disso no esporte”, declarou o heptacampeão mundial antes do GP da Áustria.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Na visão do heptacampeão mundial, todas as equipes deveriam ter uma data para saber quando podem começar o desenvolvimento do próximo carro. Campeão com a Mercedes em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, Lewis deu a entender que o time de Brackley abandonava o desenvolvimento dos bólidos campeões muito antes das rivais.
“Apenas da minha experiência pessoal: quando você está tão à frente, 100 pontos à frente, não precisa desenvolver mais o seu carro e consegue começar mais cedo o próximo carro. E com teto de gastos, significa que você gasta o dinheiro deste ano no próximo ano. Mas se todos tivessem um tempo, por exemplo, sabendo quando poderiam começar e em qualquer data, tipo 1 de agosto ou algo assim. Ninguém queima largada e é uma corrida real em curto prazo de tempo pelo futuro”, concluiu.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria, em Spielberg, nona etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.