Hamilton vê Bottas mais forte, mas lembra: “Não é fácil ser meu companheiro de equipe”

Ainda que reconheça no finlandês um piloto resiliente, com uma melhora considerável sobretudo em ritmo de classificação, mais forte e que pouco reclama, Lewis Hamilton sobrou na temporada que o consagrou como heptacampeão mundial de Fórmula 1

A história prova que não é fácil ser companheiro de equipe de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Desde a estreia, em 2007, quando engrossou o jogo com Fernando Alonso e travou uma verdadeira batalha contra o bicampeão do mundo na McLaren, o hoje maior vencedor e campeão da categoria sempre foi um rival duríssimo para quem esteve ao seu lado nos boxes. Somente em dois anos Lewis foi superado por um colega de time: em 2011, por Jenson Button, ainda na McLaren, e em 2016, na batalha que levou Nico Rosberg ao título mundial pela Mercedes.

O alemão conquistou a taça mais cobiçada do automobilismo mundial em Abu Dhabi e, cinco dias depois, surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria. A partir do ano seguinte, a Mercedes trouxe Valtteri Bottas como substituto de Nico e novo companheiro de equipe de Hamilton.

Desde então, os números foram amplamente desfavoráveis ao finlandês. Hamilton conquistou, neste período, 42 vitórias, 37 poles e quatro títulos mundiais em 78 GPs disputados. Bottas, por sua vez, fez uma prova a mais que Lewis, 79, venceu nove vezes e faturou 16 poles, tendo como melhores resultados no Mundial de Pilotos os vice-campeonatos de 2019 e 2020.

FÓRMULA 1; F1; LEWIS HAMILTON; VALTTERI BOTTAS; GP DA TURQUIA;
Lewis Hamilton exaltou o trabalho feito por Valtteri Bottas (Foto: LAT Images/Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 2020, particularmente, Hamilton aplicou uma goleada em Bottas, vencendo 11 vezes, contra apenas duas do seu companheiro de equipe. Nas poles, Lewis largou 15 vezes na posição de honra, contra apenas cinco do nórdico em 17 GPs disputados. O heptacampeão garantiu o título com três corridas de antecipação e marcou 347 pontos no total, contra 223, 124 a menos, portanto, de Valtteri.

Bottas diz que precisa “achar melhor versão de si” para bater Hamilton
Bottas se vê mais forte e diz que “ninguém faria melhor no meu carro” na Mercedes

Ainda que Bottas tenha imposto a Hamilton classificações muito apertadas, como a diferença de apenas 0s059 nas classificações do GP da Espanha e da Toscana, 0s061 em Abu Dhabi, 0s069 no GP da Itália e 0s102 em Portugal, no fim das contas Lewis conseguiu ser bem mais rápido que o dono do carro #77.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, o britânico rasgou elogios a Bottas e pregou respeito ao finlandês por tudo o que foi feito ao longo da última temporada.

“Não é fácil ser meu companheiro de equipe, sabe? Quando falo sobre as pessoas precisarem dar a Valtteri o devido respeito, acho que você tem de lembrar contra quem ele está lutando”, ressaltou o heptacampeão.

LEIA TAMBÉM
+Retrospectiva 2020: Versão 3.0 de Bottas fracassa miseravelmente. E nem vice salva ano
+Retrospectiva 2020: Leão de treino, Russell prova do que é feito ao volante da Mercedes

“Ele chega a cada fim de semana com a mesma mentalidade. Ele nunca reclama. Reclama que tem alguma coisa errada com o carro, é sempre algo como ‘tenho de fazer um trabalho melhor’, e não sei que piloto faz isso. Acho que é algo que nós temos em comum: chegamos a cada fim de semana com a mentalidade renovada e, mentalmente, eu acho que ele é um dos pilotos mais fortes aqui”, disse.

Hamilton falou sobre uma declaração de Bottas que acabou ficando marcada e virou até motivo de piada. “Acho que Valtteri está ficando cada vez mais forte a cada ano. A imprensa comentou sobre o Bottas 2.0, mas todo ano você pode vê-lo lutando para tentar elevar o nível em várias áreas distintas”.

“E você viu neste ano, acho, embora a diferença de pontos seja essa, se você olhar para muitas classificações, foi a menor das diferenças. Então, ao reduzir a diferença na classificação para o que ele já fez, isso acabou por tornar tudo bastante desafiador. Naturalmente, você pode ver que a consistência que tive neste ano é o que fez a diferença, mas se você olhar para os finais de semana, ficou muito perto”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.