Lawson detalha pegadinha para pôr Russell ao lado de Verstappen em jantar. E revela reação

Enquanto Max Verstappen e George Russell viviam ápice do embate público, pilotos tentaram deixá-los lado a lado durante jantar de confraternização

Max Verstappen e George Russell encerraram a temporada 2024 da Fórmula 1 trocando farpas públicas entre os GPs do Catar e Abu Dhabi. E até por isso, no tradicional jantar de confraternização de fim de ano dos pilotos, realizado às vésperas da corrida na capital dos Emirados Árabes, os competidores tentaram fazer uma pegadinha e deixar os dois sentados lado a lado na mesa. Liam Lawson, novo companheiro do neerlandês na Red Bull, revelou o plano.

De acordo com Lawson, a iniciativa contou com a colaboração do próprio Verstappen, que estava sentado em um lado da mesa onde haviam cadeiras vazias. Como Russell ainda não tinha chegado ao local, os pilotos deixaram somente um lugar vago: justamente ao lado do tetracampeão, que aceitou a brincadeira, mesmo no ápice do embate público entre eles.

O estopim do confronto via imprensa entre ambos começou logo após o GP do Catar. Verstappen foi punido com a perda de uma posição no grid de largada após ter sido culpado por bloquear o próprio Russell durante a volta de saída dos boxes do britânico. O movimento foi polêmico, pois o piloto da Mercedes acelerou durante aquele giro, chegando até próximo do concorrente. Depois da corrida, Verstappen alegou que perdeu o respeito por Russell e falou que o britânico “é outra pessoa fora das câmeras”. Na sequência, disse que o adversário “mentiu” para os comissários.

Já em Abu Dhabi, no mesmo dia do jantar dos pilotos, o britânico disparou contra o tetracampeão. “Disse que ia jogar a porra da minha cabeça no muro no Catar”, falou o representante da Mercedes na ocasião. Ele também questionou a postura do neerlandês, citou que Michael Masi, diretor de prova da F1 na polêmica decisão de 2021, “temeria pela vida” se aquele título ficasse com Lewis Hamilton.

Verstappen e Russell estiveram no jantar dos pilotos, mas ficaram em lados opostos (Foto: Reprodução)

Todo esse contexto criou um clima perfeito para a brincadeira, segundo o neozelandês, que detalhou como foi o plano. “Conforme a mesa estava enchendo, um lado já estava totalmente cheio. Eu estava sentando deste lado [o cheio] e, exatamente na minha frente, estava Max [do outro lado]”, explicou.

“E havia três cadeiras sobrando do outro lado. Neste momento, George ainda não havia chegado. Aí, pensamos ‘isso é perfeito’. Como sabíamos que ele estava vindo, combinamos de limpar aquele lado e deixar um espaço para George exatamente ao lado de Max”, continuou.

Lawson citou que a cena foi divertida para os pilotos presentes, com, talvez, a exceção de Russell. Segundo o novo companheiro de Verstappen na Red Bull, o britânico não comentou nada sobre o episódio, apenas mudou de lugar.

“E, então, George chegou. Ficamos meio ‘olha…’ e Verstappen disse ‘aqui, mano, guardamos um lugar para você’. George simplesmente pegou a cadeira e levou para o outro lado da mesa, junto de Lewis”, contou.

Liam Lawson (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Pensamos que seria divertido… Não foi engraçado. Quer dizer, foi engraçado para a gente. George não disse nada. Mas, de verdade, foi muito engraçado”, encerrou.

Fórmula 1 está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é a sessão de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.