Liberty Media planeja dez corridas sprint para temporada 2024 da Fórmula 1

Com seis corridas sprint previstas para a atual temporada, Liberty Media planeja aumentar o número para dez a partir de 2024 e manter o formato que estreou no GP do Azerbaijão

O novo formato de finais de semana com corrida sprint pode não ter agradado à maior parte do público na Fórmula 1, mas as duas provas sonolentas no GP do Azerbaijão não desanimaram o Liberty Media. De acordo com informações da versão espanhola do site Motorsport, a intenção do grupo é ter dez sprints na temporada 2024 da categoria — quatro a mais do que o previsto atualmente.

O plano, além de aumentar o número de corridas sprint para dez a partir do ano que vem, seria manter o formato que estreou em Baku. Assim, a sexta-feira fica composta com o TL1 e a classificação para a corrida principal; o sábado é reservado inteiramente para a sprint, com classificação e corrida; por fim, a prova principal acontece no domingo.

Relacionadas


A análise sobre a audiência gerada pelo formato, feita ao fim da temporada, será um importante fator para a decisão final. Além disso, como os locais que recebem sprints pagam um valor extra por sediarem duas classificações e duas corridas, resta saber quais outras praças estariam disponíveis para receber o formato.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No Azerbaijão, Sergio Pérez fez o trabalho completo e venceu as duas do fim de semana (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vale lembrar que o GP da China, previsto para retornar em 2023 e suspenso devido às medidas sanitárias do país asiático, estará de volta ao calendário no ano que vem. Com 24 corridas previstas e mais dez sprints, a F1 2024 pode ter até 34 provas ao longo da temporada.

“Há o risco de saturação”, afirmou uma fonte do veículo próxima à situação. “Não temos as ferramentas para comprovar isso hoje, mas outros esportes já cometeram este erro. A Fórmula 1 precisa continuar como um evento, como a Champions League no futebol, e não como campeonatos nacionais que oferecem algo praticamente todos os dias. Isso tira um pouco o gosto de exclusividade”, disse.

A Fórmula 1 estreou o formato de corridas sprint na temporada 2021, com disputas em Inglaterra, Itália e Brasil. No ano passado, o modelo se manteve com três provas, desta vez em Ímola, Áustria e novamente São Paulo. Em 2023, a categoria dobrou a meta e definiu seis sprints para o campeonato, em Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e, mais uma vez, Interlagos.

Nesta sexta-feira (5) acontecem as primeiras atividades do GP de Miami de Fórmula 1. O TL1 está marcado para as 15h e o TL2, para as 18h30. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.