Líder, Verstappen leva vantagem sobre Hamilton nas previsões de título

Além da liderança no Mundial de Pilotos, Max Verstappen também está à frente de Lewis Hamilton no favoritismo nas casas de apostas. Mercedes toma a ponta entre os Construtores

É GUERRA! BRIGA ENTRE SCHUMACHER E MAZEPIN TUMULTUA FUTURO DA HAAS NA F1

Com mais da metade das provas já realizadas, a temporada 2021 da Fórmula 1 tem uma briga intensa pelo título. De um lado, Max Verstappen, da Red Bull, luta pela conquista inédita. Do outro, Lewis Hamilton, da Mercedes, tenta expandir sua hegemonia na principal categoria do automobilismo mundial com mais uma taça para a coleção. O piloto holandês está na frente na classificação do Mundial de Pilotos, com 224,5 pontos (contra 221,5 do rival) e já começa a ter o favoritismo nas cotações nas principais previsões pelo mundo do esporte.

Nas odds e prognósticos mais relevantes em F1, o piloto holandês aparece com chances de 1.61 pra 1, com cerca de 62% de probabilidade de vencer o Mundial de Pilotos pela primeira vez, enquanto o inglês da Mercedes aparece com cotações de 2.20 pra 1 – ou seja, uma probabilidade ligeiramente menor.

A vantagem de Verstappen em relação a Hamilton tende a aumentar se o holandês mantiver o bom momento, já que venceu as duas últimas corridas, na Bélgica e Holanda. A última vitória do piloto da Mercedes foi no GP da Inglaterra, em Silverstone, há quase dois meses, em 18 de julho. Além disso, ele ganhou apenas 1 das 9 últimas provas e parece ter o título mais ameaçado do que nunca nos últimos anos.

Largada do GP do Holanda (Foto: Beto Issa)

Porém, é preciso levar em conta o “poder de decisão” de Hamilton na reta final da temporada. Afinal, se tem algo que certamente não incomoda o heptacampeão é a pressão pelo título, enquanto o holandês não está acostumado com esse tipo de situação.

Além disso, como poucos pontos separam os dois, as cotações podem mudar corrida a corrida, já que Hamilton pode até assumir a liderança no próximo GP, em Monza, na Itália, que será disputado no próximo final de semana.

Correndo por fora na disputa aparece o finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes, com 123 pontos. Nas cotações dos prognósticos, há apenas 0,4% de chance para ele, assim como Sérgio Pérez, da Red Bull, que está na 5ª colocação, com 108 pontos. 4º colocado, Lando Norris, da McLaren, tem somente 0,04%.

Mundial de Construtores

Na briga pelo título de construtores, a situação é oposta: a Mercedes aparece com mais chances. As odds indicam chances de 1.72 pra 1, ou seja, 58% de probabilidade. A equipe de Hamilton e Bottas está na liderança do Mundial de Construtores, com 344,5 pontos.

Em segundo lugar, a Red Bull tem 12 pontos a menos – uma vantagem considerável para as cotações, que indicam odds de 2 pra 1 em relação ao título. Ferrari e McLaren aparecem com 500 pra 1, ou seja, uma chance praticamente irrisória.

A última vez que a Mercedes não ficou com o título da Fórmula 1 foi na temporada 2013, justamente quando a Red Bull faturou seu tetracampeonato na categoria. As duas equipes, portanto, monopolizaram a disputa na última década.

Cotações para o GP de Monza

Ainda segundo as cotações, o favorito para vencer o GP da Itália é Lewis Hamilton, com odds na casa de 2.00 pra 1, contra 2.10 de Max Verstappen. Bottas é o 3º favorito, com 12 pra 1.

Vale lembrar que o inglês é o maior vencedor da pista, com 5 vitórias, empatado com Michael Schumacher. Se vencer no domingo, portanto, se isolará na liderança de uma das corridas mais tradicionais da F1.

No entanto, nos últimos dois anos, Hamilton não venceu a corrida, que terminou com vitória de Pierre Gasly, em 2020, e Charles LeClerc, em 2019. Portanto, o triunfo na Itália é fundamental não apenas para seguir na perseguição ao holandês na briga pelo campeonato, mas para encerrar um jejum incômodo na pista.

Max Verstappen não guarda boas lembranças da pista, pois jamais chegou sequer ao pódio em Monza. Seu melhor resultado foi um 5º lugar em 2018. No ano passado, o holandês acabou abandonando a corrida após 30 voltas.

Pelo histórico recente, é de se entender por que Hamilton leva vantagem nas cotações, mas o momento atual de Verstappen é melhor, o que sugere que o holandês tem boas chances de vencer em Monza pela primeira vez e, consequentemente, dar um passo gigante na briga pelo título inédito no Mundial.

BOTTAS BATE HAMILTON E LARGA NA FRENTE NA CORRIDA SPRINT DA F1 EM MONZA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.