“Limitar danos”: como ação ‘submissa’ de Lambiase levou Verstappen à vitória no Brasil
Engenheiro de corrida de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase revelou ter adotado postura diferente para ajudar o neerlandês a conseguir vitória histórica em Interlagos
O GP de São Paulo foi crucial para Max Verstappen voltar a vencer na F1 2024 e retomar o controle da temporada para, em Las Vegas, confirmar o título mundial. Mas muitos fatores foram decisivos para isso além do desempenho do neerlandês na pista. Um deles foi o trabalho do engenheiro de corrida do piloto do #1, Gianpiero Lambiase, que revelou ter adotado postura diferente, ‘submissa’ para ajudar o tetracampeão a vencer no Brasil.
“É algo que você tem de estar ciente quando está se comunicando com um piloto a 300 km/h em um ambiente de alta pressão. Mesmo sendo uma dupla, acho que temos de entender que o engenheiro tem de estar subordinado ao piloto nesses momentos. Não faz sentido reagir a isso porque tudo pode piorar muito rápido”, afirmou o engenheiro, em declaração à revista inglesa Autosport.
A prova brasileira foi uma verdadeira confusão por conta da chuva torrencial que atingiu São Paulo naquele domingo. E o engenheiro inglês conseguiu se adaptar à situação para ajudar Verstappen a buscar uma vitória histórica, saindo em 17º e cruzando a linha de chegada na primeira posição.
Após Max ter problemas na classificação e precisar largar no fundo do grid, Lambiase admitiu que se concentrou em “minimizar os danos” em Interlagos, mas foi que surpreendido por uma corrida épica de Verstappen.

“Para nós, era uma questão de limitar os danos, mas é claro que na chuva sempre há mais oportunidades e, com Max no carro, tudo é possível. No começo da corrida ele progrediu muito rápido. Percebemos que a diferença para os líderes não estava aumentando”, relatou o engenheiro.
“Pelo contrário, nós estávamos começando a avançar e sabíamos que tínhamos melhor ritmo. Era só uma questão de tomar as decisões certas na hora certa e Max conseguir manter o carro na pista. Mas houve um momento crucial na corrida, quando ele finalmente permaneceu na pista com os pneus intermediários, enquanto Lando Norris e George Russell foram aos boxes para fazer as trocas e ele conseguiu chegar”, explicou.
“Quando ele ficou atrás de Esteban Ocon na relargada da corrida, percebi que a vitória da corrida estava em jogo, e esse foi realmente um momento crucial na luta pelo campeonato mundial”, relembrou o engenheiro da Red Bull.

Lambiase ainda confirmou que a decisão de continuar com pneus intermediários “foi simples” e ajudou Verstappen a cruzar a linha de chegada na primeira posição.
“Com as condições da pista, não parecia que os intermediários estavam necessariamente se desgastando e nem superaquecendo. Tínhamos evidências de que os pneus ainda estavam em boas condições, então a decisão de utilizar um novo conjunto de pneus intermediários foi bem simples. Não foi uma corrida tranquila para nós, mas fizemos o nosso melhor e saímos vitoriosos”, finalizou Gianpiero.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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