Lotus atrasa pagamento à Pirelli e quase fica de fora do primeiro treino livre para GP da Hungria

A Lotus quase fica de fora do GP da Hungria. Um atraso de pagamento à Pirelli provocou o imbróglio. Tudo foi resolvido 50 minutos antes da sessão, mas o infortúnio acabou prejudicando as atividades da equipe

A Lotus só conseguiu ir à pista em Hungaroring, nesta sexta-feira (24), depois de efetuar o último pagamento à Pirelli. A fornecedora bloqueou a entrega dos pneus à equipe inglesa devido ao atraso no acerto financeiro. E o time só teve liberado os compostos com menos de uma hora para a primeira sessão livre, disputada nesta manhã e que viu a liderança de Lewis Hamilton e da Mercedes.

Federico Gastaldi, diretor-adjunto da esquadra de Enstone, explicou que a situação só chegou a esse ponto devido a complicações do sistema bancário com relação à transferência de dinheiro. A questão somente foi resolvida 50 minutos antes do TL1. Ainda assim, a esquadra britânica teve parte do treino comprometida.

"Deu tudo certo no fim", disse Gastaldi ao site norte-americano 'Motosport.com'. "Vamos realizar os treinos normalmente, não mais problema", completou.

Quase que a Lotus perde o primeiro treino livre em Hungaroring (Foto: AP)

"Eles vão poder treinar. Está tudo bem", acrescentou Paul Hembery, diretor de competições da Pirelli.

A situação é mais um exemplo dos problemas dos custos altos na F1. Não é segredo que as equipes médias e pequenas estão buscando uma forma de convencer os times de ponta a reduzir os orçamentos ou alterar o sistema de distribuição das receitas na F1.

No treino encerrado há pouco, Pastor Maldonado completou apenas nove voltas e registrou o 17º posto. Reserva da Lotus e que assumiu o carro de Romain Grosjean, Jolyon Palmer sequer teve tempo de registrar volta cronometrada. O piloto, que fez sua estreia na F1, percorreu somente quatro giros.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.