Lotus confirma que não vai utilizar duplo DRS no GP da Itália, no circuito de Monza

Em entrevista ao site holandês ‘GPUpdate.net’, a Lotus confirmou que não vai utilizar o duplo DRS na etapa de Monza da F1. Características do circuito motivaram decisão

Assim como aconteceu em Spa-Francorchamps, a Lotus decidiu não utilizar o duplo DRS no GP da Itália, que acontece no próximo domingo (9) em Monza. A equipe confirmou a informação em entrevista ao site ‘GPUpdate.net’.

O sistema é um design inovador criado pela Mercedes para a asa móvel do W03 que consiste em dois buracos na asa traseira. Quando o piloto abre a asa móvel, expõe dois orifícios no aerofólio traseiro que dão acesso a um sistema de dutos que levam o ar em alta velocidade para a asa dianteira, por onde é liberado por meio de fendas sob o aerofólio em direção ao chão.
 

Lotus decidiu não usar duplo DRS na etapa de Monza da F1 (Foto: Lotus/ Lorenzo Bellanca/LAT Photographic)


O sistema chegou a ser questionado pelos times rivais, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) liberou o uso do sistema, dando espaço para que as demais equipes começassem a trabalhar em suas próprias versões. No fim de julho, no entanto, as escuderias chegaram a um consenso de que era melhor proibir o uso do duplo DRS a partir da temporada de 2013.

A decisão da Lotus se baseia nas características do circuito italiano. Por se tratar de uma pista com baixo downforce, o sistema, que tem como finalidade aumentar a velocidade em linha reta, não representaria nenhum ganho.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube