Lotus confirma que não vai utilizar duplo DRS no GP da Itália, no circuito de Monza

Em entrevista ao site holandês ‘GPUpdate.net’, a Lotus confirmou que não vai utilizar o duplo DRS na etapa de Monza da F1. Características do circuito motivaram decisão

Assim como aconteceu em Spa-Francorchamps, a Lotus decidiu não utilizar o duplo DRS no GP da Itália, que acontece no próximo domingo (9) em Monza. A equipe confirmou a informação em entrevista ao site ‘GPUpdate.net’.

O sistema é um design inovador criado pela Mercedes para a asa móvel do W03 que consiste em dois buracos na asa traseira. Quando o piloto abre a asa móvel, expõe dois orifícios no aerofólio traseiro que dão acesso a um sistema de dutos que levam o ar em alta velocidade para a asa dianteira, por onde é liberado por meio de fendas sob o aerofólio em direção ao chão.
 

Lotus decidiu não usar duplo DRS na etapa de Monza da F1 (Foto: Lotus/ Lorenzo Bellanca/LAT Photographic)


O sistema chegou a ser questionado pelos times rivais, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) liberou o uso do sistema, dando espaço para que as demais equipes começassem a trabalhar em suas próprias versões. No fim de julho, no entanto, as escuderias chegaram a um consenso de que era melhor proibir o uso do duplo DRS a partir da temporada de 2013.

A decisão da Lotus se baseia nas características do circuito italiano. Por se tratar de uma pista com baixo downforce, o sistema, que tem como finalidade aumentar a velocidade em linha reta, não representaria nenhum ganho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.