Madri se oferece para receber corrida da F1: “Grande oportunidade para região”

Presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso escreveu carta assinada por Enrique López, secretário de Presidência, Justiça e Interior da cidade, para o CEO da F1 Stefano Domenicali - pedindo realização de mais uma corrida em terras espanholas

MERCEDES NÃO PULA MAIS + TEATRO PARA CÂMERAS NA FÓRMULA 1 2022 | WGP

A Fórmula 1 continua a se expandir em todo o mundo em ritmo acelerado, com um calendário que continua crescendo e que pode crescer ainda mais para a próxima temporada. São muitas as cidades que querem sediar uma prova da mais alta categoria do automobilismo e, infelizmente para os fãs, são poucas as vagas disponíveis.

Em plena expansão nos Estados Unidos, com a vontade de desembarcar na África e a vontade de aumentar sua oferta na Ásia, o CEO da categoria, Stefano Domenicali, recebeu esta semana mais uma candidatura para entrar no já extenso calendário: trata-se da cidade de Madri, capital espanhola, que enviou ao italiano o interesse em sediar uma corrida de F1 por meio de seu secretário de Presidência, Justiça e Interior, Enrique López.

De acordo com o jornal El Confidencial, a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, enviou uma carta a Domenicali para comunicar formalmente o interesse em acolher um evento da Fórmula 1. O projeto está em fase inicial, mas as partes envolvidas trabalham para criar a candidatura com todas as garantias.

Max Verstappen venceu o GP da Espanha deste ano (Foto: Red Bull Content Pool)

“É um prazer escrever para você em nome do Governo da Comunidade de Madri para expressar nosso interesse no desenvolvimento de um GP de Fórmula 1 em Madri. Queremos estar na Fórmula 1, é uma grande oportunidade para a região”, começou a carta assinada por Enrique López, que foi divulgada pela mídia espanhola.

Madri já esteve no calendário da Fórmula 1 no passado. O circuito de Jarama acolheu nove edições do GP da Espanha, entre 1969 e 1981. A infraestrutura madrilenha poderia ser um dos ‘trunfos’ da cidade, embora as instalações devam ser reformadas para cumprir com os padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Há alguns meses, surgiu o projeto de criação de um circuito em Morata de Tajuña, ainda em tramitação, que também poderá ser considerado uma opção caso encontre viabilidade. O que parece improvável hoje é a ocorrência de uma corrida urbana pelo meio da cidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Temos uma extensa e eficiente rede de transportes, um clima agradável, atrações turísticas, culturais, gastronômicas e naturais de alto nível. Uma ampla e excelente infraestrutura hoteleira e uma oferta comercial variada com uma liberdade de horários única, aberta e acolhedora para os visitantes”, disse a carta enviada por Madri.

Uma vez enviada a proposta, a cidade espanhol aguarda a direção da Fórmula 1 informar os próximos passos que devem ser tomados para a consolidação da candidatura. “Gostaria de confirmar nosso compromisso com você e com este projeto, bem como nossa disposição em assinar os acordos adequados para promover esta corrida e oferecer um grande espetáculo esportivo e de lazer. Estamos prontos para trabalhar com sua equipe para trazer a Fórmula 1 para Madri”, concluiu a carta.

A proposta também deve ser avaliada economicamente, pois a viabilidade financeira pode depender de subsídios, como é o caso do GP da Espanha na Catalunha, onde o governo local destinou 19 milhões de euros em 2021. De fato, o Liberty Media renovou o contrato com o Circuito de Barcelona-Catalunha até 2026, o que também poderá travar a entrada de uma segunda corrida no país, sobretudo tendo em conta a grande oferta de destinos que a Fórmula 1 está a receber atualmente.

LEIA TAMBÉM
Estado alemão concede honraria máxima a Michael Schumacher: “Irradia fronteiras”

MERCEDES PODE BRIGAR COM A FERRARI NA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.