Magnussen coloca McLaren na frente no início dos testes com novatos em Abu Dhabi. Razia é sexto

Deu McLaren no primeiro dia de testes com jovens pilotos em Marina de Yas. Quebrando uma hegemonia de dois anos da Red Bull, Kevin Magnussen liderou a tabela de tempos, 0s066 mais rápido que o luso Antonio Félix da Costa. Em sua estreia pela Toro Rosso, Luiz Razia foi o sexto

Kevin Magnussen colocou a McLaren na frente do primeiro dia de testes com novatos no circuito de Marina de Yas, em Abu Dhabi, nesta terça-feira (6). Comprovando a boa forma do MP4-27 nos Emirados Árabes Unidos, o dinamarquês, de 20 anos, quebrou a hegemonia de dois anos da Red Bull ao marcar 1min42s651 na melhor das suas 40 voltas, batendo o luso Antonio Félix da Costa por apenas 0s066. Luiz Razia, em sua estreia guiando o carro da Toro Rosso, fechou a tabela de tempos em sexto após ter completado 67 voltas em Marina de Yas.

Kevin Magnussen colocou a McLaren na frente do primeiro dia de treinos em Abu Dhabi (Foto: McLaren)

Os tempos ficaram, obviamente, distantes do que foram obtidos pelos titulares na sessão classificatória em Abu Dhabi, no último sábado. A título de comparação, Lewis Hamilton garantiu a pole da 18ª etapa do Mundial de F1 ao registrar 1min40s630. Todos os sete pilotos que foram à pista nesta terça-feira testaram novos componentes aerodinâmicos que as equipes pretendem adotar nas últimas etapas da temporada.

Félix da Costa, um dos grandes destaques da temporada, correndo tanto na World Series quanto na GP3, com o piloto que mais completou voltas em Marina de Yas, 79. O lisboeta foi seguido por Gary Paffett, que, na prática, nada tem de novato. O eterno reserva da McLaren e vice-campeão do DTM marcou seu melhor tempo — 1min43s407 — apenas na última volta, garantindo o terceiro lugar, mas distante quase 0s8 do tempo estabelecido por Magnussen.

Robin Frijns fez seu primeiro e único dia de testes com a Sauber nesta terça-feira e anotou o quarto lugar. O holandês, campeão da World Series, testou, entre outras inovações desenvolvidas pelo time suíço, um sistema de duplo DRS semelhante ao que a Lotus tentou implantar, sem sucesso, durante a temporada. Frijns foi o segundo piloto que mais andou em Abu Dhabi, com 78 voltas.

O treino teve também a presença do filho do tetracampeão mundial de F1, Alain Prost. Nicolas Prost, outro que é um veterano do automobilismo — tem 31 anos e correu a última temporada no Mundial de Endurance, pela Lotus —, realizou seu único dia de treinos pela Lotus e fechou em quinto. Na quarta-feira, a escuderia vencedora do fim de semana, com Kimi Räikkönen, terá Edoardo Mortara no comando das atividades de pista.

Luiz Razia pilotou a Toro Rosso pela primeira vez nesta terça-feira (Foto: Red Bull/Getty Images)

Em sua primeira experiência pela Toro Rosso, Razia garantiu o sexto melhor tempo. O único brasileiro na pista causou a única bandeira vermelha da sessão, quando faltavam dez minutos para o fim da tomada de tempos. O baiano de Barreiras completou 1min44s691 na melhor das suas 67 voltas em Marina de Yas. Na quarta-feira, Razia entrega o comando da STR7 ao venezuelano Johnny Ceccoto, voltando à pista no último dia de treinos com os novatos. Giedo van der Garde fechou a tabela de tempos, em sétimo com o carro da Caterham.

F1, Abu Dhabi, Marina de Yas, testes com jovens pilotos, dia 1:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.