Mario Andretti vê McLaren sem cancha para brigar por título apesar de “carro para vencer”
Campeão mundial na F1 em 1978 com a Lotus, Mario Andretti também deu sua opinião sobre a escolha da Mercedes em ter Andrea Kimi Antonelli para o lugar de Lewis Hamilton
Campeão mundial da Fórmula 1 em 1978 com a Lotus, Mario Andretti deu a sua opinião sobre a disputa entre Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren, pelo Mundial de Pilotos da temporada 2024.
Atual tricampeão, o neerlandês começou a temporada de maneira dominante, mas viu o RB20 cair de rendimento, enquanto o MCL38, carro dos ingleses, cresceu junto do desempenho de Norris a partir do GP de Miami. A partir daí, a temporada, que parecia definida, tornou-se emocionante até o GP de São Paulo, quando Max emplacou uma vitória acachapante e encaminhou o tetracampeonato mundial.
Para Andretti, a McLaren, embora, segundo ele, conte com uma ótima dupla de pilotos, ainda não está pronta para brigar por um título mundial na categoria máxima do automobilismo.
“O material para vencer o título estava lá, mas não acho que eles esperavam lutar pelo campeonato mundial tão cedo. Quando uma equipe não compete pelo título há anos, leva tempo para voltar a lutar com as equipes principais”, pontuou Andretti, em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
“Lando Norris e Oscar Piastri são dois jovens extremamente rápidos e competitivos, mas nunca estiveram nessa situação. Talvez nem tudo tenha acontecido do jeito que eles queriam, mas eles têm um futuro maravilhoso pela frente”, elogiou o ex-piloto.
Outro assunto abordado por Andretti foi a decisão da Mercedes em escolher o jovem Andrea Kimi Antonelli, de apenas 18 anos, para substituir Lewis Hamilton, a caminho da Ferrari, a partir de 2025. E o ex-piloto aprovou a decisão de Toto Wolff.
“Ele é um garoto que é muito falado e que estará em uma equipe importante”, começou. “A Mercedes escolheu olhar para o futuro e o futuro da Fórmula 1 está nas mãos de talentos como ele. O fato de ser italiano torna tudo ainda melhor”, concluiu o ex-piloto, que tem ascendência italiana.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.