Marussia diz que contratação de Bianchi não tem relação com negociação de motores em 2014

Graeme Lowdon disse que a negociação para ter novos motores em 2014 não foi determinante para a contratação de Jules Bianchi como novo titular da Marussia para esta temporada

Quando Jules Bianchi assinou contrato com a Marussia e foi confirmado como substituto do brasileiro Luiz Razia no posto de titular do time, na tarde da última sexta-feira (1), muito se falou sobre a ligação entre a escuderia anglo-russa e a Ferrari, que tem ligações estreitas com Jules — que foi forjado Academia de Pilotos da Ferrari.

Ocorre que a Cosworth, que fornece motores apenas para a Marussia neste ano, não seguirá na F1 em 2014, ano em que a categoria terá uma nova configuração de propulsores: saem os V8 aspirados de 2,4 L para a entrada dos V6 turbo de 1,6 L. A Ferrari demonstrou interesse em fornecer para pelo menos dois clientes. A Sauber deve seguir com os motores construídos em Maranello, mas a Toro Rosso pode seguir os caminhos da coirmã Red Bull e assinar com a Renault.

Lowdon diz que contratação de Bianchi não tem relação com negociação de motores para 2014 (Foto: Marussia F1)

Contudo, Graeme Lowdon, chefe de equipe da Marussia, negou que a vinda de Bianchi tenha ligação direta com a Ferrari visando fornecimento de motores para a próxima temporada da F1.

“As negociações sobre motores existem em nossa equipe como em qualquer outra equipe, mas com cada fornecedor”, afirmou o dirigente britânico em entrevista ao site da revista ‘Autosport’. “Isso é muito mais; é uma grande oportunidade para colocar um jovem piloto que achamos que tem um grande futuro pela frente”, disse, elogiando seu novo contratado.

“Isso [as conversas com a Ferrari para 2014] não foi determinante para coloca-lo dentro do carro”, garantiu Lowdon.

O dirigente falou também que não está muito preocupado com o fato de Bianchi ter apenas um dia e meio de testes com o MR02. O jovem francês assume a condução do bólido neste sábado e o dividirá no domingo, encerramento da pré-temporada, com Max Chilton.

Lowdon entende que a quilometragem adquirida por Bianchi nos testes feitos com Ferrari e Force India tanto no ano passado como no começo desta pré-temporada será bastante útil para a Marussia.

“É um atrativo que ele tenha uma base estruturada como essa. Ele é claramente rápido, mas também é muito bem preparado. Ainda que a temporada comece muito em breve, não acho que isso vai prejudica-lo como um todo. É útil que ele tenha estado recentemente pilotando”, avaliou o britânico.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.