Mas por que o novo carro da Haas se chama VF-16? Se fosse no Brasil, seria o ‘Primeirão’

A Haas chegou montada na galhofa. O time norte-americana deu ao primeiro carro de sua história o nome de VF-16. Mas qual a explicação para o VF? 'Very first one' - ou 'primeirão', no bom português

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Todos os olhos estão sobre a Haas. Única equipe estreante do ano e única a debutar em alguns anos com alguma expectativa de que não vá direto para o buraco das nanicas. Mas a equipe dos Estados Unidos estreou aplicada no ritmo da galhofa que a F1 tão sisuda sempre condena. O VF-16, carro que a equipe lançou hoje, tem esse nome por ser o primeiro carro feito pela esquadra.
 
VF é uma brincadeira com 'very first', algo como 'primeirão' na tradução para o português. Diferente do SF de 'Scuderia Ferrari' da equipe de Maranello ou do VJM de 'Vijay Mallya', dono da Force India, o time da Carolina do Sul preferiu usar seu próprio artifício.

O carro foi apresentado na manhã deste domingo (21) em Barcelona. Mostrou uma pintura bastante diferente e, no geral, bem aceita. O carro tem um tom bem claro de cinza, mesclado por detalhes pretos e vermelhos. Uma mistura das pinturas que utiliza na Nascar.

Conheça a nova Haas (Foto: Divulgação)
Na realidade, o nome do carro é uma brincadeira antiga da Haas. Foi homenagem da equipe à primeira máquina desenvolvida pela indústria de Gene Haas, o chamado CNC ou controle numérico computadorizado – um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. Haas havia batizado o equipamento de VF-1 ainda em 1988, quando foi lançado.
 
Mais cedo, na manhã do domingo, a Haas mandou o então ainda sem nome VF-16 para a pista pela primeira vez em Barcelona para suas voltas de debute num shakedown do dia de filmagem que foi sucedido por algumas voltas de Ferrari com Sebastian Vettel. Romain Grosjean leva o carro para a pista amanhã, no que será o primeiro dia da sessão inicial de testes de pré-temporada.

VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.