Massa aplaude pit-stop mais rápido na Rússia, mas volta foco e prevê fim de semana difícil para Williams em Barcelona

Depois da boa jornada da Williams no fim de semana do GP da Rússia, Felipe Massa ainda comemora os feitos alcançados em Sóchi, como um bom trabalho nos pit-stops e também a segunda melhor volta da corrida. Mas o brasileiro já vira a chave pensando no GP da Espanha, no qual acredita que sua equipe vai lidar com mais dificuldades

O sentimento de Felipe Massa quando voltou de Sóchi para Mônaco, onde mora, foi de dever cumprido. Ciente de que não tinha carro para superar Mercedes e Ferrari, um resultado como o quinto lugar no GP da Rússia foi considerado muito satisfatório. A Williams apresentou bom desempenho em todo o fim de semana no circuito do Parque Olímpico e, de quebra, se destacou pela eficiência nos pit-stops, calcanhar de Aquiles do time nos últimos anos. Além de a equipe ter feito com Massa a parada mais rápida da corrida — 2s23 —, o brasileiro cravou a volta mais rápida da prova no último domingo (1).
 
Mas depois de avaliar de forma muito positiva sua jornada na terra dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, Massa agora vira o foco para a próxima etapa da temporada, o GP da Espanha, em Barcelona, entre 13 e 15 de maio. Para o fim de semana na Catalunha, o experiente piloto acredita que a Williams terá mais dificuldades, mas não perde de vista o objetivo de superar a Red Bull na briga pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores. O placar hoje aponta 57 a 51 para os taurinos.
 
“Por agora, nosso foco já está na próxima corrida, em Barcelona, uma pista que pilotos e equipes conhecem muito bem depois dos testes de pré-temporada lá”, salientou o veterano de 35 anos em coluna escrita ao site norte-americano ‘Motorsport.com’. 
Felipe Massa teve em Sóchi boa jornada, terminando em quinto lugar (Foto: Getty Images)
“O Circuito da Catalunha é uma pista que requer bom chassi e boa aerodinâmica, especialmente no terceiro setor. Não vai ser um fim de semana fácil para nós, mas nós vamos almejar marcar o maior número de pontos possíveis em relação à Red Bull”, assegurou o piloto, ressaltando a grande fase da Williams e a evolução naquela que foi uma das maiores deficiências nos últimos anos.
 
“Temos boas cartas ainda na manga, e quero enfatizar que neste momento, na primeira parte de 2016, a Williams fez grandes progressos em seus pit-stops. Em todas as quatro corridas, nós temos sido a equipe mais rápida no geral: três vezes comigo e uma vez com Valtteri”, lembrou.
 
“Então gostaria de aplaudir a todos os caras da equipe que têm feito este grande trabalho. Vamos continuar assim”, comemorou Felipe.
 
Por fim, Massa fez uma avaliação sobre o GP da Rússia. “Minha corrida foi muito simples e fiquei feliz por ter encontrado um bom ritmo. Na fase final, decidimos fazer um segundo pit-stop por precaução porque Valtteri estava muito à minha frente, com uma boa margem de segurança, e atrás de mim estava, com uma grande diferença, Fernando Alonso, o que me permitiu trocar pneus sem risco de perder posições”.
 
No fim da corrida, Massa fez uma grande volta, mais precisamente no penúltimo giro do GP da Rússia, 1min39s743. Mas Nico Rosberg foi ainda melhor e cravou um tempo avassalador: 1min39s094. 
 
“Voltei com os compostos supermacios que eu larguei na corrida, e eu sabia disso, que se nas voltas finais da corrida houvesse um safety-car, então seria o ideal. Mesmo sem isso, tenho de confessar que fiquei muito otimista sobre a chance de marcar a volta mais rápida da corrida porque tinha condições perfeitas: pouco combustível e pneus novos. Em um certo ponto, pensei que tinha alcançado, mas Rosberg respondeu no fim e tirou a chance de mim. Monstruoso. De qualquer forma, todo mundo viu que a Mercedes foi imbatível em Sóchi”, concluiu o brasileiro, sexto lugar no Mundial de Pilotos, com 32 pontos.
 
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.