Massa dá a entender que motor da Williams é menos eficiente que da Mercedes e justifica pela proximidade da Ferrari

Felipe Massa se mostrou crítico quanto à Mercedes. O brasileiro deixou a entender que o motor dado pela montadora à Williams é diferente daquele utilizado por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Para Massa, esse déficit apenas serve para ajudar a Ferrari

Felipe Massa não escondeu a suspeita de que a Mercedes possui um motor diferente daquele que fornece às suas clientes e que isso apenas serve para ajudar a Ferrari, especialmente na disputa pelo posto de melhor do resto no grid.

Massa perdeu o pódio neste domingo (15), no GP disputado na Austrália e que abriu a temporada 2015, depois de ter ficado atrás de Sebastian Vettel logo após a parada única de box. O brasileiro acabou fechando a corrida em quarto e não teve como brigar com o alemão pelo terceiro posto.

O déficit da Williams com relação à Mercedes na classificação foi de mais de um segundo e 38s na prova em Melbourne. Dados os números, Massa entende que há algo errado e que a vantagem dos alemães é grande demais, acrescentando que a diferença não pode estar apenas na eficiência dos chassis.

Felipe Massa terminou a corrida australiana em quarto (Foto: Getty Images)

"Estamos trabalhando muito com o motor. Tenho certeza que houve melhora e temos de continuar pressionando por isso, porque com certeza a diferença é grande demais", afirmou o piloto da Williams. "Eu realmente espero que a gente tenha o mesmo motor. E não vejo razão para que isso não aconteça", completou.

Felipe, então, foi ainda mais longe na análise. "Por que a Mercedes iria querer ajudar a Ferrari, afinal? O que eu sei é que precisamos ter o melhor que eles possam nos dar e vamos trabalhar para isso. Nós sabemos que , cada ponto que conquistamos, conta muito no fim", afirmou Felipe.

"Se nós não temos o mesmo motor – o que não posso dizer 100%, porque é algo difícil de dizer -, mas se não temos, então temos de brigar para ter, porque não é nada bom não ter", acrescentou o brasileiro.

Massa também se mostrou em dúvida quanto à melhora da Ferrari. O veterano se disse cético quanto um aumento significativo da performance da rival italiana. "Quem terminou em quinto? A Sauber. De onde eles estavam no ano passado e sem dinheiro para colocar no carro. É uma equipe que não investe tanto, mas eles melhoraram muito, então acho que isso vem de uma parte diferente", declarou, acrescentando que, por conta da diferença de motor, a Ferrari pode estar até melhor que a Williams.

"Se você olhar como acabamos a temporada passada e como eles estão hoje, é um passo enorme, com certeza. Além do tempo de volta, você precisa ver a velocidade. No fim do ano, nós éramos 10, 12, 15 km/h mais rápidos que a Ferrari. Agora, eles estão bem próximos ou talvez um pouco melhor que nós", concluiu.

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente no Albert Park, não sofreu qualquer pressão do colega Nico Rosberg. As Mercedes chegaram bem longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube