Massa dá a entender que motor da Williams é menos eficiente que da Mercedes e justifica pela proximidade da Ferrari

Felipe Massa se mostrou crítico quanto à Mercedes. O brasileiro deixou a entender que o motor dado pela montadora à Williams é diferente daquele utilizado por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Para Massa, esse déficit apenas serve para ajudar a Ferrari

Felipe Massa não escondeu a suspeita de que a Mercedes possui um motor diferente daquele que fornece às suas clientes e que isso apenas serve para ajudar a Ferrari, especialmente na disputa pelo posto de melhor do resto no grid.

Massa perdeu o pódio neste domingo (15), no GP disputado na Austrália e que abriu a temporada 2015, depois de ter ficado atrás de Sebastian Vettel logo após a parada única de box. O brasileiro acabou fechando a corrida em quarto e não teve como brigar com o alemão pelo terceiro posto.

O déficit da Williams com relação à Mercedes na classificação foi de mais de um segundo e 38s na prova em Melbourne. Dados os números, Massa entende que há algo errado e que a vantagem dos alemães é grande demais, acrescentando que a diferença não pode estar apenas na eficiência dos chassis.

Felipe Massa terminou a corrida australiana em quarto (Foto: Getty Images)

"Estamos trabalhando muito com o motor. Tenho certeza que houve melhora e temos de continuar pressionando por isso, porque com certeza a diferença é grande demais", afirmou o piloto da Williams. "Eu realmente espero que a gente tenha o mesmo motor. E não vejo razão para que isso não aconteça", completou.

Felipe, então, foi ainda mais longe na análise. "Por que a Mercedes iria querer ajudar a Ferrari, afinal? O que eu sei é que precisamos ter o melhor que eles possam nos dar e vamos trabalhar para isso. Nós sabemos que , cada ponto que conquistamos, conta muito no fim", afirmou Felipe.

"Se nós não temos o mesmo motor – o que não posso dizer 100%, porque é algo difícil de dizer -, mas se não temos, então temos de brigar para ter, porque não é nada bom não ter", acrescentou o brasileiro.

Massa também se mostrou em dúvida quanto à melhora da Ferrari. O veterano se disse cético quanto um aumento significativo da performance da rival italiana. "Quem terminou em quinto? A Sauber. De onde eles estavam no ano passado e sem dinheiro para colocar no carro. É uma equipe que não investe tanto, mas eles melhoraram muito, então acho que isso vem de uma parte diferente", declarou, acrescentando que, por conta da diferença de motor, a Ferrari pode estar até melhor que a Williams.

"Se você olhar como acabamos a temporada passada e como eles estão hoje, é um passo enorme, com certeza. Além do tempo de volta, você precisa ver a velocidade. No fim do ano, nós éramos 10, 12, 15 km/h mais rápidos que a Ferrari. Agora, eles estão bem próximos ou talvez um pouco melhor que nós", concluiu.

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente no Albert Park, não sofreu qualquer pressão do colega Nico Rosberg. As Mercedes chegaram bem longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.