Massa destaca equilíbrio da nova F138, mas diz que último teste é vital para desenvolvimento do carro

Antes do embarque para Melbourne, Felipe Massa entende que os últimos quatro dias de testes da pré-temporada, em Barcelona, serão cruciais para o desenvolvimento de peças vitais da nova F138 na preparação para a estreia no Mundial de 2013

De bem com a vida, Felipe Massa não esconde de ninguém que está feliz também com seu novo carro. O brasileiro não se cansa de elogiar a recém-lançada F138 e faz questão de frisar que se sentiu bem guiando o novo modelo. Entretanto, o experiente piloto, que vai para sua oitava temporada pela lendária equipe de Maranello, disse que o trabalho não pode parar.

Por isso, Massa entende que a terceira e última sessão da pré-temporada, entre 28 de fevereiro e 3 de março, em Barcelona, é crucial para o desenvolvimento do carro antes do embarque para Melbourne, cidade que receberá o GP da Austrália, prova de abertura do Mundial, entre 15 e 17 do próximo mês.

Em entrevista coletiva concedida em Montmeló e veiculada pela revista britânica ‘Autosport’, Felipe disse que ainda há um longo caminho pela frente antes da viagem para a Oceania.

Massa prevê semana crucial no desenvolvimento da F138 antes da estreia no Mundial (Foto: Ferrari/Ercole Colombo)

“O carro ainda está ‘verde’”, disse o piloto, num jargão usado frequentemente no paddock para definir quando um modelo — ou uma pista — ainda precisa evoluir. “Nós precisamos deixar o carro em boa forma para a primeira corrida. Há muito trabalho e muito a fazer. Este momento é muito importante para quem trabalha na aerodinâmica, no motor e no chassi. Eles têm de ter tudo junto em uma boa direção”, afirmou.

Massa contou que a Ferrari trabalha em cima de atualizações pontuais para a F138, que serão testadas nesta semana em Barcelona e terão sua eficácia avaliada antes da disputa do primeiro GP da temporada 2013 da F1.

“Talvez não tenhamos todas, mas devemos ter algumas peças novas para o próximo teste e devemos ter tudo o que devemos ter para a primeira corrida. É importante que nós tenhamos o carro completo como esperamos para a primeira corrida, e nós precisamos de tudo para que o carro funcione da maneira como esperamos”, frisou o brasileiro.

Por fim, Felipe destacou o potencial do carro. Bastante otimista, Massa afirmou que a F138 se comportou em várias situações distintas, justificando sua animação na pré-temporada.

“Acho que o que nós fizemos em Jerez foi muito bom, e assim foram as mudanças que fizemos no carro. O carro esteve equilibrado, e acho que isso é muito importante. Mesmo em condições difíceis na chuva, o carro foi muito bom de pilotar e competitivo. Eu me senti bem no carro”, avaliou.

Uma das atualizações que a Ferrari vai levar para os próximos dias em Barcelona é uma mudança no sistema de escapamentos. A expectativa de Luca Marmorini, chefe de engenharia de motores da escuderia de Maranello, é testar ao máximo o novo sistema antes do embarque para Melbourne.

“O problema com um escapamento pode forçar a parar o carro, por isso ele é tão crítico quanto um pistão ou uma caixa de câmbio. Então, temos uma grande preocupação sobre a introdução da mais recente solução de escapamento sem um bom número de testes, mas, no fim das contas, temos de acelerar”, disse o engenheiro, revelando a tensão que cerca os momentos antes do início do Mundial e da incerteza quanto à eficácia do novo sistema de escapamentos.

“Acho que cada pessoa [na divisão] dos motores está um pouco desconfortável, mas nós certamente estaremos em Melbourne com soluções que foram testadas o suficiente”, encerrou o italiano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.