Massa lidera terceiro treino livre esvaziado e reduzido a apenas 16 minutos por forte chuva em Monza

O temporal que desabou desde as primeiras horas deste sábado atrapalhou o desenrolar do terceiro treino livre e reduziu a sessão a apenas 16 minutos na prática. No fim, Felipe Massa conseguiu o melhor tempo em Monza, liderando a dobradinha da Williams. A manhã teve apenas sete carros com tempos cronometrados

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O terceiro treino livre do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2017 do Mundial de F1, foi bastante atrapalhado forte chuva que desaba neste sábado (2) no circuito de Monza. A sessão foi oficialmente iniciada precisamente às 6h (hora de Brasília), mas houve apenas 16 minutos de atividade de pista antes da definição do grid de largada, marcada para 9h, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2. No pouco tempo de treino, o dono da melhor volta foi Felipe Massa, liderando a dobradinha da Williams, em sessão com apenas sete carros marcando tempo.

Mas Charlie Whiting, diretor de prova da F1, disse que a definição do grid de largada pode acontecer no domingo pela manhã caso a chuva forte permaneça durante a tarde.

Pouco antes da abertura oficial das atividades de sábado, a forte chuva que antecedeu o terceiro treino livre levou a direção de prova a adiar o início da sessão por tempo indeterminado em razão das condições climáticas. Chovia demais em Monza, a ponto de a situação ter levado a organização da GP3 a cancelar o treino classificatório, que seria realizado minutos antes.

Forte chuva em Monza na manhã deste sábado de terceiro treino livre (Foto: Reprodução)

A última vez que a F1 havia visto cenário parecido nem faz muito tempo. Foi no segundo treino livre do GP da China. Naquela oportunidade, em Xangai, a sessão chegou a começar e teve carros na pista, mas foi interrompida duas vezes e encerrada de vez quando a densa neblina impediu a decolagem do helicóptero médico, condição fundamental para a realização de qualquer atividade de pista chancelada pela FIA.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Enquanto o safety-car completava uma volta de inspeção na pista, ainda muito encharcada, a transmissão oficial da F1 circulava pelos boxes das equipes em busca de imagens peculiares para entreter o público durante a sessão. A contagem regressiva, no entanto, continuava normalmente, uma vez que os contratos de transmissão da Formula One Group com as emissoras detentoras dos direitos televisivos indicam o cumprimento do tempo previsto estabelecido na programação do fim de semana.

Dobradinha da Williams no esvaziado terceiro treino livre em Monza (Foto: Williams/Twitter)

Após a volta de inspeção, o safety-car, guiado por Bernd Maylander, voltou ao pit-lane com um cenário nada otimista para a realização da sessão. O controle de corrida indicava que não havia nenhuma mudança nas condições do asfalto. E todo o cenário sugeria que, na prática, não haveria treino propriamente dito.

Sem previsão de melhora, as equipes nem se davam ao trabalho de ligar os motores. Com 25 minutos de tempo percorrido, os radares também mostravam que a chuva não teria fim tão cedo em Monza. Em entrevista à transmissão oficial, Charlie Whiting relatava grande quantidade de água em vários trechos da pista, o que poderia provocar aquaplanagem, e avisava. "Se continuar desse jeito, não vamos realizar o treino classificatório. Se não secar, vamos realizar a classificação no domingo pela manhã", explicou o diretor de prova da F1.

O safety-car realizou uma segunda volta de inspeção antes de a FIA liberar o início do treino (Foto: Reprodução)

Às 11h30, horário local (6h30 de Brasília), o safety-car partia para uma nova volta de inspeção. Pouco depois, a FIA reportou melhora da pista e determinou o início da sessão para 11h44, também hora local. Mas a volta completada por Maylander mostrava que até o safety-car sofria com a aquaplanagem, refletindo enorme dificuldade de pilotagem em tais condições.

Com a determinação da FIA, os pilotos começavam a se preparar para o pouco tempo de pista, meros 16 minutos, enquanto as equipes ligavam os motores, além de calçar os carros com os pneus para chuva extrema, identificados pela cor azul.

Carlos Sainz foi o primeiro piloto a marcar tempo no temporal de Monza neste sábado (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro piloto a deixar os boxes nesta manhã foi Daniel Ricciardo, seguido pelo seu companheiro de Red Bull, Max Verstappen. Na saída, o australiano chegou a escapar um pouco de traseira, situação totalmente normal considerando o quanto a pista estava encharcada. Logo, uma grande fila no pit-lane se formou antes da liberação do circuito, pontualmente no horário previsto.

Com a pista bem fria, 15ºC, e ainda muito encharcada, poucos pilotos registraram tempo de volta. O primeiro a fazê-lo foi Carlos Sainz, com 1min42s973, e em seguida Daniil Kvyat, também da Toro Rosso, virou 2s mais lento. Em seguida, o espanhol melhorava ao registrar 1min41s515, enquanto Marcus Ericsson subia para segundo, 3s186 atrás de Sainz. Aos poucos, mais pilotos deixavam os boxes, como Nico Hülkenberg, Lewis Hamilton, Felipe Massa e Lance Stroll. E foi o piloto da Renault o piloto que conseguiu superar Sainz, em meros 0s024, para assumir a ponta do esvaziado treino em Monza.

Mas nos últimos minutos, Massa conseguiu marcar 1min40s660 e faturou a liderança da sessão esvaziada. Em seguida, Stroll também marcou tempo e ficou a 0s228 do brasileiro. No fim, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel até esboçaram uma volta rápida, mas ambos recolheram de volta para os boxes da Ferrari.

#GALERIA(7173)

F1 2017, GP da Itália, Monza, terceiro treino livre: 

1   19 Felipe MASSA BRA Williams Mercedes 1:40.660   4
2   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:40.880 +0.220 4
3   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:41.491 +0.831 4
4   55 Carlos SAINZ JR ESP Toro Rosso Renault 1:41.515 +0.855 5
5   27 Jolyon PALMER ING Renault 1:44.369 +3.709 4
6   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:44.701 +4.041 3
7   26 Daniil KVYAT RUS Toro Rosso Renault 1:45.033 +4.373 4
8   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer     1
9   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer     1
10   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari     3
11   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari     4
12   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Honda     2
13   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Honda     4
14   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari     1
15   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari     1
16   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes     2
17   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes     2
18   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes     1
19   94 Pascal WEHRLEIN ALE Sauber Ferrari     1
20   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes     1
          Tempo 107% 1:47.706 +7.046  
                 
Recorde Juan Pablo MONTOYA COL Williams-BMW 1:19.525 11/09/2004  
Melhor volta Rubens BARRICHELLO BRA Ferrari 1:21.046 12/09/2004  

ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.