Massa revela que decisão de parar foi tomada antes das férias e sequer chegou a negociar vaga para 2017 na F1

Felipe Massa disse que a aposentadoria é um alívio e que a decisão de parar se deu antes mesmo das férias da F1. O brasileiro explicou ainda não chegou a negociar com ninguém, nem mesmo com a Williams, para a temporada 2017

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Felipe Massa revelou que a decisão de se aposentar da F1 foi tomada antes mesmo do intervalo do verão e que não foi a fundo nas negociações com nenhuma equipe do grid para a temporada 2017.

Nesta quinta-feira (1), em Monza, na Itália, onde o Mundial se reúne para a 14ª etapa da temporada, Felipe juntou a imprensa, a família e a Williams para anunciar que vai deixar a maior das categorias após o fim do campeonato, encerrando uma longa carreira que começou em 2002. 

 
O contrato de Massa com a equipe inglesa vai até o fim de 2016. Portanto, a vaga do brasileiro agora está em aberto e há, pelo menos, dois candidatos: Sergio Pérez, que segue em meio a incertezas na Force India, e Jenson Button, que não sabe se vai continuar como colega de Fernando Alonso na McLaren no próximo ano.
 
"Eu já sabia há alguns meses", disse o veterano aos jornalistas na pista italiana. "E não falei com nenhuma outra equipe, nem mesmo com a Williams, sobre 2017. Não vezes em que disse que queria ficar, eu não menti, mas não era exatamente o que vinha acontecendo. Eu queria a oportunidade de ter esse momento para que todos se lembrassem."
Felipe Massa anunciou a aposentadoria da F1 nesta quinta-feira, em Monza, na Itália, e teve o apoio de sua família (Foto: Beto Issa

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A mudança para a Williams em 2014 permitiu a Massa mais três temporadas depois dos oito anos de Ferrari. E que, neste tempo, pensou muito na hora de parar, por isso a decisão anunciada foi 'alívio'. "Eu penso nisso há três anos, quando tive certeza de que o momento havia chegado, eu precisei tomar a decisão e ser forte o bastante para isso. Às vezes, pode ser difícil, mas é um alívio", afirmou.

 
Massa também gravou um vídeo em que fala de seus 27 anos de carreira no automobilismo e dos 15 que passou na maior das categorias. Ao todo, o brasileiro defendeu a Sauber, a Ferrari e a Williams, conquistando 11 vitórias e tendo como melhor resultado o vice-campeonato em 2008.
 
O piloto de 35 anos agradeceu à família e aos fãs, mas também listou pessoas importantes que fizeram parte de sua trajetória, como o empresário Nicolas Todt e o pai dele, Jean Todt, que foi chefe da Ferrari e hoje é o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Felipe também lembrou o apoio de Luca di Montezemolo e Stefano Domenicali, antigos dirigentes da equipe de Maranello, agradeceu a Pat Symonds, da Williams, e ao dr. Dino Altmann, que o atendeu durante a recuperação do acidente na Hungria. 

Massa escolheu Monza para anunciar a aposentadoria como uma forma de homenagem a Michael Schumacher, que também revelou ao mundo que estava deixando a F1, em 2006, no circuito italiano. O brasileiro tem grande apreço pelo heptacampeão, com quem dividiu a Ferrari naquele mesmo ano.

Confira o vídeo feito por Massa

PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.