Binotto assume chefia interina da Sauber até chegada de ex-diretor da Red Bull
Por conta do período obrigatório de carência, Jonathan Wheatley só poderá assumir a chefia da Sauber após julho de 2025. Até lá, Mattia Binotto é quem comanda
Mattia Binotto vai voltar ao comando de uma equipe no paddock da Fórmula 1. Ex-chefe da Ferrari e atual responsável pela liderança do projeto da Audi na categoria máxima do automobilismo mundial, o ítalo-suíço assumirá a chefia interina da Sauber até a chegada definitiva de Jonathan Wheatley, atual diretor-esportivo da Red Bull.
A Sauber não opera com um chefe de equipe desde a saída de Frédéric Vasseur ao final de 2022 — coincidentemente, o escolhido para preencher a vaga de Binotto na Ferrari. Desde então, Alessandro Alunni Bravi é o representante do time e é quem costuma responder pela esquadra de Hinwil.
Wheatley ficará na Red Bull somente até o fim desta temporada, contudo, por conta do período obrigatório de carência, só poderá ocupar o posto de chefe da Sauber após julho de 2025. Até lá, portanto, Mattia estará à frente das operações de corrida, mas não revelou qual será o destino de Alunni Bravi.
“Conheço bem os papéis duplos na Fórmula 1, então aceitarei este, ainda que não vá a todas as corridas”, declarou Binotto ao portal espanhol SoyMotor.
A Sauber se prepara para entrar para valer na fase de transição até a chegada definitiva da marca das quatro argolas no grid da F1. Para 2025, Nico Hülkenberg já está assegurado, e a briga pelo outro assento está entre o veterano Valtteri Bottas e o novato Gabriel Bortoleto.
Sobre a disputa, aliás, o periódico suíço Blick divulgou esta semana que tanto o finlandês quanto o brasileiro querem um contrato de dois anos. A vantagem de Bortoleto, segundo a publicação, é que a saída de Guanyu Zhou compromete o salário pedido por Bottas, uma vez que, nas últimas três temporadas, a maior parte do valor foi bancado pela verba levada pelo chinês.
Binotto, por sua vez, desconversou sobre quem será o companheiro de equipe de Hülkenberg, mas prometeu uma decisão “o mais rápido possível, pois precisamos montar o time para o próximo ano e para o futuro”.
A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Globo leva melhor e já ‘aquece’ para entrar no lugar da Band na transmissão da F1 2025