Binotto detona gestão de Seidl e diz que projeto da Audi na F1 estava “congelado”
Mattia Binotto explicou que a Sauber teve dificuldades em 2024 porque a gestão de Andreas Seidl não tinha um plano de desenvolvimento para a equipe
Mattia Binotto chegou na Sauber para comandar a equipe antes de Audi assumir as operações em 2026 e deu alguns detalhes sobre como a gestão de Andreas Seidl foi ineficiente. De acordo com o italiano, o time estava “congelado” e sem planos de desenvolvimento, o que poderia resultar em problemas ainda mais complexos no futuro.
Binotto assumiu as operações da Audi depois da disputa de poder entre o CEO Seidl e o presidente do conselho de administração Oliver Hoffmann, que resultou na demissão de ambos. O italiano chegou como diretor operacional e técnico da Audi no dia 1º de agosto de 2024 e começou uma verdadeira reestruturação na casa.
Quando Binotto chegou no time, a Sauber era a única equipe da temporada que ainda não tinha marcado um ponto na temporada 2024 da F1. E para Mattia existia um motivo para isso. Segundo o italiano, as operações da equipe estavam praticamente congeladas e foi necessário encontrar uma nova direção para o desenvolvimento do carro.
“Quando entrei, em agosto, realmente era como uma equipe que estava quase congelada. Então, enquanto nos certificávamos de que tínhamos os planos adequados em nossa jornada para nos tornarmos uma equipe de ponta no futuro, realmente precisávamos impulsionar a equipe para melhorias já em 2024. A temporada foi importante não apenas porque não terminamos zerados, porque terminar em 10º com zero ou com quatro pontos não muda muita coisa”, apontou Binotto.

“Mas serviu para nos mostrar que estávamos na direção correta de desenvolvimento para 2025. Hoje, vejo uma equipe mais convencida do que é necessário para a próxima temporada, e espero que possamos desenvolver ainda mais o carro atual. Quando entrei, não estávamos apenas zerados, mas também sem um plano de desenvolvimento. E foi isso o que me preocupou”, finalizou Binotto.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

