Binotto toma Haas como exemplo e mira projeto “credível e atraente” com Audi na F1

Responsável por liderar o projeto da Audi na Fórmula 1, Mattia Binotto descartou a possibilidade de a Sauber abrir mão da temporada 2025 para focar exclusivamente no próximo regulamento

Engana-se quem pensa que a Sauber vai abrir mão da temporada 2025 da Fórmula 1 para focar exclusivamente na chegada da Audi a partir do próximo ano, quando um novo regulamento também entra em vigor na categoria. Diretor operacional e técnico na equipe da montadora alemã, Mattia Binotto deixou claro que o time precisa tirar proveito desse momento de transição para mostrar a verdadeira ambição do projeto.

Depois de terminar o Mundial de Construtores na última posição em 2024, os testes coletivos realizados no Bahrein mostraram que Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg terão dificuldades para incomodar as rivais no campeonato que está prestes a começar. Embora reconheça as dificuldades, o dirigente italiano afirmou que a escuderia não vai cruzar os braços e esperar pelas novas regras, mas vai trabalhar para criar bases mais sólidas para o futuro.

“Precisamos melhorar como equipe. Nosso projeto precisa ser credível e atraente. Isso tornará mais fácil para atrairmos pessoas e patrocinadores, além de motivar a equipe existente”, disse em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport. “Para mim, 2025 é uma temporada importante. Seria a prova de que esta equipe é capaz. Não podemos esperar até 2026 para ter essa prova”, continuou.

“O progresso é um processo contínuo de aprendizado. Não é possível iniciá-lo a partir de um botão. Precisamos entender o que é necessário para ter sucesso. Só assim poderemos definir uma direção de desenvolvimento para o carro. O único critério é o cronômetro. E ele tem de mostrar em 2025 que aprendemos e entendemos”, explicou.

O brasileiro Gabriel Bortoleto será um dos pilotos da Sauber em 2025 (Foto: Sauber)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Ainda que tenha a vantagem de direcionar recursos para 2026 mais cedo do que as rivais, Binotto não descartou a possibilidade de a Sauber trabalhar em mais de uma atualização para o C45 ao longo do ano. O objetivo, de acordo com ele, nem é tanto extrair desempenho de imediato, mas aprender um pouco mais sobre aquilo que pode ser aproveitado para o próximo projeto.

“Certamente não serão [atualizações] específicas para o formato do carro. Mas pode haver efeito de aprendizado em relação às nossas ferramentas. Isso gera uma metodologia de trabalho específica. E funciona independentemente do carro”, destacou.

Por fim, ao ser questionado se o crescimento da Haas em 2024, quando a equipe saiu da lanterna do campeonato para o sétimo lugar na classificação após a chegada de Ayao Komatsu, pode servir de espelho para a Sauber, Binotto garantiu que sim. “Esse é um bom exemplo. O que outros conquistaram, nós também devemos ser capazes de fazer”, concluiu.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.