Verstappen é campeão com 8 pontos de frente para Hamilton. Confira classificação final

Com a vitória no GP de Abu Dabi, o holandês chegou a 395,5 pontos e assegurou o primeiro título da carreira. Carlos Sainz Jr. derrotou Lando Norris pela quinta colocação no Mundial de Pilotos

F1 EM ABU DHABI: VERSTAPPEN PASSA HAMILTON NO FIM E É CAMPEÃO! | Briefing

Como era de se esperar, o título da Fórmula 1 foi definido por apenas seis pontos de diferença. Aproveitando uma batida de Nicholas Latifi, a Red Bull cravou na estratégia e abriu caminho para a vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi depois de Lewis Hamilton liderar toda a corrida.

Dono da pole, Verstappen perdeu a liderança para Hamilton nos primeiros metros mesmo largando com pneus macios contra os médios da Mercedes. O rubro-taurino ainda tentou devolver, mas Lewis segurou em um incidente até polêmico. Com cinco voltas para o fim, porém, Nicholas Latifi estampou o carro no muro, o que motivou a entrada do safety-car.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; RED BULL; F1; FÓRMULA 1; GP DE ABU DHABI;
A festa do novo campeão do mundo, Max Verstappen (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

LEIA TAMBÉM
Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

A Red Bull, então, chamou Verstappen para colocar pneus macios, mas Hamilton seguiu na pista, primeiro informado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de que os retardatários não poderiam passar. Pouco antes da relargada, porém, a entidade mudou de ideia, deixando Max e Hamilton para um mano a mano.

Sem pneus, Hamilton até tentou, mas não conseguiu segurar Verstappen, que venceu a corrida, chegou aos 395,5 pontos e faturou o campeonato com oito de frente para Lewis.

Melhor do resto, Valtteri Bottas se despediu da Mercedes com uma atuação apagada e somou só 226 pontos, 169,4 a menos do que o campeão. Sergio Pérez ficou em quarto, com 190.

Terceiro na corrida de Yas Marina, Carlos Sainz Jr. bateu Lando Norris por só 4,5 pontos e ficou com a quinta posição da corrida. Charles Leclerc ficou com o sétimo posto, apenas um ponto atrás do britânico da McLaren.

Daniel Ricciardo fechou o ano de estreia com a equipe de Grove na oitava colocação, diante de Pierre Gasly. Fernando Alonso foi o décimo, seguido por Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e George Russell.

Kimi Räikkönen se despediu da Fórmula 1 somando apenas dez pontos, o que lhe rendeu a 16ª colocação. Nicholas Latifi e Antonio Giovinazzi aparecem logo atrás. Mick Schumacher e Nikita Mazepin sequer pontuaram ao longo do ano.

F1 2021, Classificação final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda395.5
2L HAMILTONMercedes387.5
3V BOTTASMercedes226
4S PÉREZRed Bull Honda190
5C SAINZ JRFerrari164.5
6L NORRISMcLaren Mercedes160
7C LECLERCFerrari159
8D RICCIARDOMcLaren Mercedes115
9P GASLYAlphaTauri Honda110
10F ALONSOAlpine Renault81
11E OCONAlpine Renault74
12S VETTELAston Martin Mercedes43
13L STROLLAston Martin Mercedes34
14Y TSUNODAAlphaTauri Honda32
15G RUSSELLWilliams Mercedes16
16K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari10
17N LATIFIWilliams Mercedes7
18A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari3
19M SCHUMACHERHaas Ferrari0
20N MAZEPINHaas Ferrari0
A última volta do GP de Abu Dhabi (Vídeo: TSN)
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar