Verstappen celebra “liderança ótima”, mas admite: “É maior do que deveria ser”

O atual campeão da Fórmula 1 elogiou a performance de Leclerc na França e acredita que vantagem de 63 pontos não reflete o desempenho de ambos na temporada

Max Verstappen navega em mares tranquilos após a sétima vitória na temporada 2022 da Fórmula 1 conquistada neste domingo (24) em Paul Ricard. O triunfo deu ao atual campeão mundial um caminho ainda mais aberto em busca do bi, uma vez que abriu 63 pontos de vantagem para o vice-líder, Charles Leclerc.

Porém, nada disso tira o foco ou permite que o holandês da Red Bull perca as rédeas do campeonato. Max minimizou a vantagem para Leclerc no campeonato e elogiou a atuação do rival, que estava liderando a prova e mantendo uma distância segura até rodar sozinho e jogar fora o que parecia ser uma vitória consistente no circuito francês.

“É muito importante sempre marcar pontos, como fizemos na Áustria em um final de semana ruim. A liderança é ótima, mas um pouco maior do que deveria ter sido, diante ao desempenho dos carros na corrida”, disse Verstappen.

Max Verstappen venceu pela sétima vez na temporada 2022 da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

O líder do campeonato admitiu que Charles fora mais rápido mais rápido no primeiro terço da corrida e que seria muito difícil de segui-lo, antes do incidente. “Pude ver rapidamente que o carro estava bem equilibrado, mesmo atrás. Éramos muito competitivos, mesmo com a impressão de Leclerc estar administrando sua vantagem”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na esteira de Verstappen, o chefe da Red Bull, Christian Horner, elogiou todos os esforços feitos pela equipe para se adequar aos novos regulamentos da temporada. “A Ferrari é muito competitiva esse ano, a Mercedes vem ganhando terreno nas últimas corridas. Mas, se levarmos em conta que, provavelmente, fomos os últimos a fazer a transição completa para esse ano, o nosso trabalho foi fenomenal”.

Horner disse também que a vitória de Verstappen foi por ter sido o primeiro a entrar nos boxes durante o GP da França. Além disso, a estratégia de fazer apenas um pit-stop sempre esteve no radar e se consolidou ao perceberem que a degradação dos pneus estava abaixo do previsto.

“Estávamos, sim, inclinados a fazer duas paradas, mas à medida que a corrida se desenrolava, demos uma cartada certeira, cabendo apenas aos mecânicos fazerem a parada bem feita. Se Leclerc não tivesse rodado, Max levaria vantagem graças à nossa velocidade na reta, sobretudo no setor dois”, completou.

Horner elogiou trabalho da Red Bull para se adequar às novas regras da temporada (Foto: Mark Thompson/Getty Images) /Red Bull Content Pool)

Verstappen lidera com o campeonato com 233 pontos, contra 170 de Leclerc. No Mundial de Construtores, a vantagem da Red Bull para a Ferrari é de 82 pontos, e poderia ser maior não fosse o vacilo de Sergio Pérez ao perder o pódio para George Russell.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 29 e 31 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria que encerra a primeira parte do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.