Verstappen desbanca favorita McLaren e conquista pole do GP do Catar de F1
McLaren favorita? Classificação do GP do Catar de F1, realizada neste sábado (30), confirmou que Max Verstappen é mesmo o dono do pedaço na F1. Foi ele que desbancou os rivais favoritos e ficou com a pole
A corrida sprint que iniciou os trabalhos desta sábado (30) do GP do Catar reforçou a certeza de que a McLaren era a grande favorita para a pole-position oficial. O que restava era saber se alguma coisa se apresentaria diferente na pista, onde tudo se resolve. E o que deu para ver foi que Max Verstappen é quem manda nas coisas. O tetracampeão bateu a carteira da equipe rival e conquistou a 41ª pole-position na Fórmula 1.
Houve suspense até o último momento quanto a quem ficaria na dianteira. A McLaren nunca foi tão veloz quanto na classificação sprint da sexta-feira, mas estava à espreita. A Mercedes, por sua vez, era ameaça real com George Russell, enquanto a Ferrari olhava tudo à margem. Mas Verstappen superou Russell com a última tentativa, virou 1min20s520 e terminou 0s055 na frente do rival. Russell assegurou a segunda colocação e completa a primeira fila. Já a segunda fila é toda da McLaren, com Lando Norris na frente de Oscar Piastri. Charles Leclerc é o quinto, com Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez e Kevin Magnussen finalizando o top-10.
ATUALIZAÇÃO: Às 19h10 (de Brasília, GMT-3), pouco mais de três horas após o fim da classificação, os comissários resolveram punir Verstappen por bloquear Russell no fim do Q3. Com isso, o tetracampeão perdeu uma posição no grid e caiu para o segundo lugar. George é o pole.
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Confira como foi a classificação do GP do Catar de F1:
Horas após da corrida sprint, dona de conclusão das mais surpreendentes do ano, a Fórmula 1 se aprumava para a classificação. A prova curta teve domínio da McLaren e viu Lando Norris não apenas passar a corrida toda próximo de Oscar Piastri para que o companheiro usasse DRS para fugir de George Russell. Na entrada da reta de chegada, deixou passar, em retribuição ao favor prestado por Oscar no Brasil, e cedeu a vitória aos companheiro de equipe. De qualquer jeito, dobradinha da equipe inglesa
A situação do tempo era quase idêntica àquela apresentada durante a classificação sprint de ontem. A temperatura ambiente estava em 19°C, enquanto o asfalto chegava a 22°C. Bem pouco, sobretudo comparado ao que Lusail apresenta durante os dias.
Agora, com a noite dona da situação, restava ver se alguém conseguiria superar a favorita McLaren.
Q1 – Russell põe Mercedes na conversa e lidera seção inicial
Com carros na pista, o dono da primeira volta cronometrada foi Kevin Magnussen. A pista começava a encher mesmo nos minutos seguintes, portanto, as voltas representativas demorariam um pouco. Mas a dupla da Aston Martin virou bem, com Lance Stroll aparecendo na frente de Fernando Alonso e com o topo da tabela.
O que chamava atenção na primeira rodada de volta velozes das equipes mais fortes era que Max Verstappen colocava 0s3 no tempo de Lando Norris. Impressão de começo era que alguns times, como a McLaren, iniciavam a tomada de tempos com pneus usados.
Não era o caso da Mercedes, que logo saltava a 1min21s519 com George Russell na dianteira e a ponta. Norris pulou para logo atrás, enfim rendendo, com Alonso reforçando a capacidade da Aston Martin no Q1 com o terceiro tempo.
Magnussen foi o primeiro a arrastar os pneus na caixa de brita colocada estrategicamente para controlar a saída dos limites da pista. Pouco depois, o mesmo para Piastri na curva 16. Bem longe das primeiras posições, Nico Hülkenberg sofria para repetir o rendimento da classificação sprint e até da corrida de mais cedo e permanecia na zona de eliminação.
Incólume a quaisquer problemas, Russell continuava voando e cravava 1min21s335 para reforçar a dianteira. Sainz colocava a Ferrari na briga e em segundo. Na outra ponta, Yuki Tsunoda, Hülkenberg, Alexander Albon, Franco Colapinto e Esteban Ocon entravam no minuto final com as últimas posições. Pierre Gasly, bem diferente do companheiro de equipe, aparecia no top-10.
Na hora da luta por salvação, o único que escapou, de fato, foi Tsunoda. O piloto da RB avançou na bacia das almas, com a 15ª colocação, enquanto o companheiro Liam Lawson terminou por cair, em 17º. Albon esteve entre os classificados por instantes até que Yuki o tirou. Assim, Albon é 16º, seguido por Lawson, Hülkenberg, Colapinto e Ocon. E, sim, as duas Sauber avançaram.
Russell liderou, seguido por Charles Leclerc, Sainz, Norris, Verstappen, Alonso, Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Oscar Piastri, Gasly, Magnussen, Valtteri Bottas, Stroll, Guanyu Zhou e Tsunoda completando a lista dos 15.
Q2 – Verstappen dá ‘olá’ na frente e Alonso se salva nos últimos momentos
Sem nada de deixar as equipes menores tomarem o traçado de cara, Mercedes, McLaren e Ferrari logo pularam para andar na fase intermediária da atividade. E, como vinha acontecendo, Russell saiu na frente ao virar 1min21s121. Mas isso antes de Verstappen e Norris registrarem qualquer coisa.
Quando os líderes do campeonato saíram, as coisas mudaram. Verstappen fez 1min21s085 e tomou a dianteira pela primeira vez na tomada de tempos, com Norris em quarto após errar uma das curvas no setor final do traçado.
A última equipe a virar tempo, com pouco menos de 9min pela frente, foi a Aston Martin. Mas, após o começo promissor no Q1, a situação piorou um pouco. Alonso não foi bem e abortou a volta, retornando aos boxes, enquanto Stroll foi o mais lento entre os que andaram.
Pérez até aparecia na quinta colocação, mas também desfilou pela caixa de brita e levantou poeira. Na hora de retornar à pista, a Ferrari soltou Sainz quase em cima de Hamilton no pit-lane. Quase rendeu colisão. Para o bem do heptacampeão, é bom que seja a última vez que a Ferrari o atrapalhe.
Na hora da rodada final de voltas, Russell rapidamente recuperou a dianteira, mas Verstappen agiu de novo. E Norris, em seguida. Os tempos caíam. Quanto à lista de possíveis eliminados, Bottas, Zhou, Tsunoda, Stroll e Alonso entraram, nesta ordem, no minuto final ameaçados.
Norris e Piastri nem foram às pista uma vez mais. Com 1min pela frente, descansavam calmamente nos boxes. Hamilton, que aparecia ameaçado, foi bem e virou o quinto tempo. Atrás dele, Magnussen também se salvou. Lá na frente, sem os rivais laranjas, Verstappen é que apertou o passo e fez 1min20s687 para liderar. Norris permaneceu em segundo, com Leclerc, Russell, Hamilton Piastri, Sainz, Alonso, Magnussen e Pérez classificados quando tudo terminou.
Pior para Gasly, que foi quem ficou de pista com a melhora de Alonso no finalzinho. O francês larga na 11º posição, e por muito pouco, porque tocou os pneus na brita na volta 16 na última tentativa. O suficiente para custar a vaga – e salvar Pérez. Zhou e Bottas ficam em 12º e 13º, enquanto Tsunoda e Stroll finalizam a lista com as posições 14 e 15.
Q3 – Verstappen dá show de novo e fica com pole-position
Sem tempo a perder na hora de decisão, pista cheia quase que de imediato para a primeira rodada de voltas rápidas do Q3. Russell foi quem se saiu melhor de cara e superou as duas Ferrari ao anotar 1min20s575 de cara. Leclerc e Hamilton vinham em seguida.
Norris não foi bem e acabou desistindo e retornando aos boxes, assim como Alonso, que teve volta deletada por exceder os limites da pista. Verstappen escolheu sair depois de todo mundo e converteu, então, o segundo tempo.
De volta ao traçado com menos de 4min pela frente, Norris não foi bem de novo e tirou o pé do acelerador no meio da volta. Resolveu retornar aos boxes. Aliás, ele e todo mundo. O objetivo era preparar o carro para dar última volta. Enquanto todos se ajustavam lentamente na pista, Lando passava rapidamente pelos boxes.
Na tentativa derradeira, a dupla da McLaren não conseguiu superar o tempo de Russell. Mas alguém conseguiu: Verstappen. O tetracampeão, assim, anotou a 41ª pole-position na F1. Mas com um adendo: Russell reclamou em dado momento na preparação das voltas derradeiras por um bloqueio de Verstappen. Logo após o fim da classificação, o campeão foi convocado a dar explicações.
Fórmula 1 2024, GP do Catar, Lusail, grid de largada:
1 | G RUSSELL | Mercedes | 1:20.575 | ||
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:20.520 | P+1 | |
3 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:20.772 | +0.197 | |
4 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:20.829 | +0.254 | |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:20.852 | +0.277 | |
6 | L HAMILTON | Mercedes | 1:21.011 | +0.436 | |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:21.041 | +0.466 | |
8 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:21.251 | +0.676 | |
9 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:21.425 | +0.850 | |
10 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:21.500 | +0.925 | |
11 | P GASLY | Alpine | 1:21.347 | +0.772 | |
12 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:21.501 | +0.926 | |
13 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:21.731 | +1.156 | |
14 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:21.771 | +1.196 | |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:21.911 | +1.336 | |
16 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:22.390 | +1.815 | |
17 | L LAWSON | RB Honda | 1:22.411 | +1.836 | |
18 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:22.442 | +1.867 | |
19 | F COLAPINTO | Williams Mercedes | 1:22.594 | +2.019 | |
20 | E OCON | Alpine | 1:22.714 | +2.139 |